Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102944
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SCACHETTI, M. T.
CHAGAS, M. F.
SEABRA, J. E. A.
MATSUURA, M. I. da S. F.
RAMOS, N. P.
MORANDI, M. A. B.
MOREIRA, M. M. R.
NOVAES, R. M. L.
BONOMI, A.
Additional Information: MICHELLE TEREZA SCACHETTI; MATEUS FERREIRA CHAGAS, CTBE; JOAQUIM EUGENIO ABEL SEABRA, UNICAMP; MARILIA IEDA DA S F MATSUURA, CNPMA; NILZA PATRICIA RAMOS, CNPMA; MARCELO AUGUSTO BOECHAT MORANDI, CNPMA; MARCELO MELO RAMALHO MOREIRA, Agroícone; RENAN MILAGRES LAGE NOVAES, CNPMA; ANTONIO BONOMI, CTBE.
Title: A RenovaCalc aplicada ao biocombustível etanol de cana-de-açúcar.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE GESTÃO DO CICLO DE VIDA, 6., 2018, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Ibict, 2018.
Pages: p. 150-154.
Language: pt_BR
Keywords: RenovaBio
RenovaCalc
Intensidade de carbono
GEE
Description: Resumo: O RenovaBio visa garantir a expansão da produção de biocombustíveis no Brasil baseada na sustentabilidade, com ênfase na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). A ferramenta para o cálculo da intensidade de carbono (IC) dos biocombustíveis deste programa ? RenovaCalc ? tem como base a ACV. Este trabalho explora a RenovaCalc aplicada ao etanol de cana-de-açúcar. Para isso, um conjunto de análises de sensibilidade foi empregado, a fim de verificar a capacidade de discriminação da ferramenta. Aspectos como tipo de preenchimento da etapa agrícola; produtividade; consumo de combustíveis e fertilizantes sintéticos foram explorados nestas análises. Utilizou-se como referência um cenário base com uma IC de 20,7 g CO2eq/MJ. Observou-se uma grande variação (6%) nas emissões resultante do tipo de preenchimento da RenovaCalc (dados específicos e padrão). Em relação ao consumo de Nitrogênio, houve uma variação de +- 8% na IC do etanol quando se substituiu a ureia (cenário base) por fertilizantes com menor ou maior pegada de carbono na sua produção. Constatou-se que a RenovaCalc é uma ferramenta simples, de fácil uso e sensível a variações em seus parâmetros de entrada. Essas características a tornam capaz de oferecer uma resposta suficientemente acurada para predição da intensidade de carbono de cada unidade produtora de biocombustíveis no âmbito do RenovaBio, as diferenciando de acordo com seus perfis de produção característicos. Além de subsidiar o processo de certificação do programa, a RenovaCalc poderá orientar adequações em processos produtivos, promovendo a redução de emissões de GEE.
Thesagro: Biocombustível
Etanol
NAL Thesaurus: Ethanol fuels
Biofuels
Environmental sustainability
Greenhouse gas emissions
Life cycle impact assessment
Year: 2019-01-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018AA10.pdf8,41 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace