Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103029
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLUCAS, K. R. G.
dc.contributor.authorMATSUURA, M. I. da S. F.
dc.contributor.authorVENTURA, M. U.
dc.contributor.authorRALISCH, R.
dc.contributor.authorPICOLI, J. F.
dc.contributor.authorBARRANTES, L. D. S.
dc.contributor.authorASSUMPCIÓ, A.
dc.date.accessioned2019-01-04T23:34:52Z-
dc.date.available2019-01-04T23:34:52Z-
dc.date.created2019-01-04
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE GESTÃO DO CICLO DE VIDA, 6., 2018, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Ibict, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103029-
dc.descriptionResumo: O controle fitossanitário sempre foi uma preocupação na atividade agrícola, entretanto, o risco que os agrotóxicos oferecem ao meio ambiente e à saúde humana é intensamente debatido pela sociedade. Uma alternativa para redução desses riscos são os sistemas integrados de controle, que diminuiriam o impacto ambiental. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho ambiental, empregando a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), do controle calendarizado em soja, comparada à produção de soja em um sistema de Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP-MID). O inventário do sistema convencional (calendarizado) foi produzido por meio de consultas a produtores da microbacia do Ribeirão Lagosta, no município de Rolândia ? PR, e o inventário do sistema MIP-MID, por meio de dados obtidos junto ao programa estadual de boas práticas agrícolas. A modelagem de emissão dos pesticidas foi à recomendada pelo Ecoinvent, com emissão de 100% dos pesticidas para solo. A avaliação dos impactos foi realizada pelo software SimaPro v. 8.4.0.0. para quatorze categorias de impactos. O sistema MIP-MID apresentou melhor desempenho ambiental em todas as categorias de impacto, com destaque para as categorias de depleção da camada de ozônio, ecotoxicidade terrestre e de água doce e toxicidade humana. O desempenho ambiental do manejo convencional foi comprometido principalmente pela presença de um número maior de pesticidas, em particular Fipronil, Azoxistrobina e Cipermetrina. Portanto, conclui-se que adotar técnicas alternativas de controle, como MIP-MID, além da escolha adequada dos insumos, é fundamental para melhorar o desempenho ambiental na produção de soja.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação do ciclo de vida
dc.subjectManejo integradopt_BR
dc.titleComparação do desempenho ambiental da soja em sistema convencional e em manejo integrado de pragas e de doenças (MIP-MID) por meio da metodologia de avaliação do ciclo de vida (ACV).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2019-01-04T23:34:52Zpt_BR
dc.subject.thesagroAgrotóxico
dc.subject.thesagroToxidez
dc.subject.thesagroDoença de planta
dc.subject.thesagroPraga de planta
dc.subject.thesagroControle integrado
dc.subject.thesagroImpacto ambiental
dc.subject.nalthesaurusIntegrated crop management
dc.subject.nalthesaurusIntegrated pest management
dc.subject.nalthesaurusIntegrated weed management
dc.subject.nalthesaurusLife cycle impact assessment
dc.subject.nalthesaurusSoybeans
dc.format.extent2p. 698-704.
riaa.ainfo.id1103029
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-04
dc.contributor.institutionKASSIO RICARDO GARCIA LUCAS, UEL; MARILIA IEDA DA S F MATSUURA, CNPMA; MAURICIO URSI VENTURA, UEL; RICARDO RALISCH, UEL; JULIANA FERREIRA PICOLI; LETICIA DE SANTI BARRANTES; A ASSUMPCIO, Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentàries.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2018AA14.pdf8.43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace