Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103073
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, T. R. A. de
GRAVINA, G. do A.
ROCHA, M. de M.
ALCÂNTARA NETO, F. de
FERREIRA, G. H. F. de
ALMEIDA, R. N. de
GONÇALVES, G. R.
MORAES, R.
ROCHA, R. S.
CHAGAS, J. T. B.
SANT'ANNA, C. Q. da S. S. de
Additional Information: TÂMARA REBECA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; GERALDO DO AMARAL GRAVINA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; FRANCISCO DE ALCÂNTARA NETO, UFPI; GUSTAVO HUGO FERREIRA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; RAFAEL NUNES DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; GABRIELLA RODRIGUES GONÇALVES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; RAMON MORAES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; RICHARDSON SALES ROCHA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; JOSÉ TIAGO BARROSO CHAGAS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; CAMILA QUEIROZ DA SILVA SANFIM DE SANT'ANNA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE.
Title: Ganho de seleção no melhoramento genético de feijão-caupi.
Publisher: In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 22.; ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 28.; ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 8., 2018, São José dos Campos, SP. Patrimônio e cultura desafio da ciência frente a identidades plurais: anais. São José dos Campos, SP: Universidade do Vale do Paraíba, 2018.
Pages: 6 p.
Language: pt_BR
Description: Foram avaliadas 14 linhagens de feijão-caupi, nas safras de 2015 e 2016, no município de Bom Jesus de Itabapoana, localizado no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Latitude 21o08'02"S, longitude 41o40'47"W e altitude 88m), temperatura média anual de 23oC e solo classificado como latossolo vermelho-amarelo + cambissolo, segundo a classificação climática revista de Köppen-Geiger (Alvares, 2013). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com quatro repetições, sendo a parcela experimental constituída por quatro linhas de 5m, com espaçamento entre fileiras de 0,20m x 0,50m, tendo como área útil as duas fileiras centrais. O desbaste foi realizado 15 dias após o plantio, deixando apenas uma planta por cova. As características avaliadas foram: peso de vagens por planta (PVP): determinada pelo peso total em gramas (g) de vagens por planta, peso de grãos por vagem (PGV): peso total em gramas (g) de sementes/vagem; peso de 100 grãos (W100S): pesagem de 100 sementes, de uma amostra escolhida aleatoriamente; e produtividade de grãos (PG): quantificação do peso total em gramas (g) dos grãos de cada planta após a debulha de vagens. Estas avaliações foram obtidas com o auxílio de balança de precisão.
Thesagro: Vigna Unguiculata
Melhoramento Genético Vegetal
Data Created: 2019-01-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maurisraelaartigo.pdf472,49 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace