Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103097
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATSUURA, M. I. da S. F.
SEABRA, J. E. A.
CHAGAS, M. F.
SCACHETTI, M. T.
MORANDI, M. A. B.
MOREIRA, M. M. R.
NOVAES, R. M. L.
RAMOS, N. P.
CAVALETT, O.
BONOMI, A.
Additional Information: MARILIA IEDA DA S F MATSUURA, CNPMA; JOAQUIM EUGENIO ABEL SEABRA, UNICAMP; MATEUS FERREIRA CHAGAS, CTBE; MICHELLE TEREZA SCACHETTI; MARCELO AUGUSTO BOECHAT MORANDI, CNPMA; MARCELO MELO RAMALHO MOREIRA, Agroícone; RENAN MILAGRES LAGE NOVAES, CNPMA; NILZA PATRICIA RAMOS, CNPMA; OTAVIO CAVALETT, CTBE; ANTONIO BONOMI, CTBE.
Title: RenovaCalc: a calculadora do Programa RenovaBio.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE GESTÃO DO CICLO DE VIDA, 6., 2018, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Ibict, 2018.
Pages: p. 162-167.
Language: pt_BR
Keywords: RenovaBio
Intensidade de carbono
RenovaCalc
Avaliação do ciclo de vida
Description: Resumo: O RenovaBio é uma política pública que tem como objetivo promover a expansão dos biocombustíveis no Brasil a partir de modelos de produção mais sustentáveis, estimulando a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), contribuindo para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo País na COP21. Para apoiar este Programa, foi estabelecido um referencial metodológico e uma ferramenta para o cálculo da intensidade de carbono dos biocombustíveis, que têm como base a Avaliação de Ciclo de Vida atribucional, ?do berço ao túmulo?, com alocação por critério energético. Aqui é apresentada a RenovaCalc, ferramenta estruturada para avaliar diferentes rotas de produção de biocombustíveis: etanol de cana-de-açúcar de primeira e de segunda geração, etanol de milho, biodiesel, biometano e bioquerosene. Para cada rota, dados de inventário de ciclo de vida de processos de background, advindos da base de dados ecoinvent, são agregados aos parâmetros técnicos da produção agrícola e industrial informados pelo produtor de biocombustível. As emissões de GEE de cada processo do ciclo de vida do biocombustível são estimadas segundo o IPCC (2006). A somatória destas emissões resulta na intensidade de carbono do biocombustível em g CO2eq/MJ que, subtraída da intensidade de carbono do seu combustível fóssil equivalente, gera a nota de eficiência energético-ambiental do biocombustível, e dá acesso a créditos de descarbonização, com valor de mercado. Com este instrumento, o governo brasileiro pretende distinguir produtores que invistam na melhoria do desempenho ambiental dos seus processos, promovendo a redução de emissões de GEE.
Thesagro: Biocombustível
NAL Thesaurus: Biofuels
Life cycle assessment
Year: 2019-01-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018AA20.pdf5,52 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace