Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103119
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCORNACINI, M. R.
dc.contributor.authorSILVA, J. R. da
dc.contributor.authorLUZ, K. C. da
dc.contributor.authorCAMBUIM, J.
dc.contributor.authorSANTOS, W. dos
dc.contributor.authorMORAES, M. L. T. de
dc.contributor.authorAGUIAR, A. V. de
dc.date.accessioned2019-01-07T23:48:56Z-
dc.date.available2019-01-07T23:48:56Z-
dc.date.created2019-01-07
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationScientia Forestalis, Piracicaba, v. 45, n. 115, p. 581-591, set. 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103119-
dc.descriptionO objetivo do trabalho foi propor um desbaste seletivo visando o manejo de um teste de procedências e progênies de Astronium fraxinifolium Schott com base no conhecimento da variabilidade genética, visando a conservação do seu potencial genético para fins comercial e ambiental. O teste foi instalado em 1996 em Selvíria-MS, no delineamento experimental de blocos completos casualizados. Foram usados 60 tratamentos (progênies) sendo 30 da procedência de Ilha Solteira-SP e 30 de Selvíria-MS com cinco repetições, 10 plantas por parcela, no espaçamento de 3 × 1,5 m, em plantio alternado com Jacaranda cuspidifolia Mart. Foram mensurados os caracteres DAP (diâmetro a altura do peito), ALT (altura total da planta), DMC (diâmetro médio de copa), FOR (forma de fuste) aos 18 anos após o plantio e a identificação do sexo das árvores. As estimativas de componentes de variância e parâmetros genéticos foram obtidas via modelo misto REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada). Observou-se diferenças significativas entre procedências para os caracteres DAP e ALT, na análise de cada procedência houve diferenças significativas entre e dentro de progênies para todos os caracteres, exceto FOR. O coeficiente de herdabilidade em nível de média de progênies variou de 0,43 (FOR-MS) a 0,78 (DAP-MS) e a herdabilidade individual de 0,08 (FOR-MS) a 0,37 (DAP-MS). A acurácia foi alta (> 0,65) e os coeficientes de variação genética foram maiores que 5,6. As porcentagens de indivíduos em floração nas procedências de Ilha Solteira e Selvíria foram de 11% e 16%, respectivamente, com predominância de indivíduos com flores masculinas. A estratégia de seleção dentro de progênies, com seleção de 50% dos indivíduos com base no caráter DAP, revelou baixos ganhos na seleção, porém é a mais indicada para esse teste, pois possivelmente levará a uma menor alteração da variabilidade genética da população e diminuirá a probabilidade de cruzamentos entre parentes. Essa proposta de desbaste seletivo é mais adequada visto que a porcentagem de indivíduos em florescimento é baixa, o que inviabiliza a identificação sexual de todos os indivíduos do teste, e, consequentemente, as estimativas mais acuradas de parâmetros genéticos como o tamanho efetivo populacional.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConservação genética
dc.subjectManejo florestal
dc.subjectGenetic conservation
dc.titleDesbaste seletivo em teste de procedências e progênies de Astronium fraxinifolium Schott com base na variabilidade genética.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2019-01-07T23:48:56Zpt_BR
dc.subject.thesagroAstronium Fraxinifolium
dc.subject.thesagroEspécie Nativa
dc.subject.thesagroGonçalo Alves
dc.subject.nalthesaurusForest management
riaa.ainfo.id1103119
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-07
dc.identifier.doi10.18671/scifor.v45n115.15
dc.contributor.institutionMaiara Ribeiro Cornacini, Pós-graduanda da UNESP; Janaína Rodrigues da Silva, Pós-graduanda da UNESP; Kelly Cristina da Luz, Pós-graduanda da UNESP; José Cambuim, Pós-graduando da UNESP; Wanderley dos Santos, Pós-graduando da UNESP; Mário Luiz Teixeira de Moraes, UNESP; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2017APIAnandaSFDesbaste.pdf678.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace