Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103206
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MARSON, T. J.
VIEIRA, H. B.
RODRIGUEZ, M. A. D.
TEIXEIRA, L. A. J.
Additional Information: Thayuana Jogli Marson, bolsista PIBIC; HENRIQUE BARROS VIEIRA, CNPMA; MIGUEL ANGEL DITA RODRIGUEZ, CNPMF; Luiz Antonio Junqueira Teixeira, Centro de Solos e Recursos Ambientais/IAC, Campinas-SP.
Title: Atributos químicos e físicos do solo em bananais afetados pelo mal-do-Panamá.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 12., 2018, Campinas. Anais... Campinas: Instituto Agronômico, 2018. Nº 18139.
Language: pt_BR
Keywords: Saúde do solo
Description: A bananicultura em São Paulo ocupa aproximadamente 50 mil ha com produção de 1 milhão t/ano, envolvendo principalmente cultivares do tipo Prata e do subgrupo Cavendish. A fusariose (Fusarium oxysporum f. sp. cubense) ou mal-do-Panamá é o principal problema fitossanitário das bananeiras ?Prata? e ?Maçã?, e, em determinadas situações, tem se manifestado em Cavendish. Este trabalho teve por objetivo avaliar atributos químicos e físicos do o solo em bananais com alta (F+) e baixa (F-) incidência de fusariose no vale d o Ribeira (VR), São Bento do Sapucaí (SBS) e no Planalto Paulista (PP). As análises químicas incluíram pH, C orgânico, e disponibilidade de P, K, Ca, Mg, B, Cu, Fe, Mn e de Zn e as físicas, granulometria, porosidade, densidade e resistência à penetração. No VR, as áreas F- apresentavam solos com pH mais alto, maior saturação por bases e disponibilidade de Ca e de Mn do que o observado nas áreas F+. Em SBS e no PP, não houve diferenças significativas na fertilidade dos solos entre as áreas F- e F+. Nestas regiões, solos mais densos e que apresentavam maior resistência à penetração foram associados à F+. Tanto as características químicas quanto as físicas encontradas nas áreas mais afetadas pela fusariose são comumente observadas em solos conducivos à doença. Os conhecimentos gerados neste trabalho sobre a relação entre condições de solo e a fusariose da bananeira constituem elementos importantes para o desenho de estratégias de manejo visando o controle da doença.
Thesagro: Banana
Fusariose
Murcha de Fusarium
Musa sp
Mal do Panamá
Data Created: 2019-01-07
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAVieiraHB12CIIC2018N18139.pdf138,64 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace