Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103251
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, D. R. C. de
PARAIBA, L. C.
PAZIANOTTO, R. A. A.
FERRACINI, V. L.
FERREIRA, J. M. S.
TALAMINI, V.
Additional Information: DEBORA RENATA CASSOLI DE S DUTRA, CNPMA; LOURIVAL COSTA PARAIBA, CNPMA; RICARDO ANTONIO ALMEIDA PAZIANOTTO, CNPMA; VERA LUCIA FERRACINI, CNPMA; JOANA MARIA SANTOS FERREIRA, CPATC; VIVIANE TALAMINI, CPATC.
Title: Coeficiente de partição e fator de retardamento de pesticidas em estipe de coqueiros.
Publisher: In: ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA ANALÍTICA, 19.; CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE QUÍMICA ANALÍTICA, 7., 2018, Caldas Novas, GO. Inovação para a química analítica sustentável: livro de resumos... Caldas Novas: SBQ: UFG: UnB, 2018.
Pages: p. 400.
Language: pt_BR
Description: Os cultivos de coqueiros demandam diversos tipos de pesticidas. Como conseqüência de suas características físico-químicas, sabe-se que alguns desses compostos podem contaminar polpa e água de coco (Jordana et al., 2016). A endoterapia em coqueiros é um método fitossanitário alternativo de tratamento de coqueiros que consiste na injeção, no estipe da planta, de pesticidas que devem supostamente translocar através do xilema/floema em um sentido acropetal diluído no fluxo de seivas no estipe. Assim, o sucesso como fitossanitário da aplicação de pesticidas por endoterapia depende da capacidade do pesticida translocar pelo xilema e floema até atingir o sítio de seu modo de ação. A tendência em translocar pode ser medida pelo valor do coeficiente de partição estipe-água e pelo fator de retardamento do pesticida no estipe de coqueiros. O movimento de solutos no estipe é similar a um processo de advecção e dispersão, ou seja, existe uma dispersão do pesticida nos canais do estipe por difusão e dispersão hidrodinâmica em todas as direções e um processo mecânico advectivo depende do fluxo de transpiração (Trapp et al, 2001). Por ser um processo advectivo, a translocação depende de um fator de retardamento do soluto comparado com o fluxo de seiva bruta. O fator de retardamento é função da afinidade relativa do pesticida ao material do estipe, ou seja, compostos com mais afinidade por estipe terão uma translocação mais lenta no tronco em direção à parte aérea da planta. Compostos mais solúveis em água translocam mais rapidamente no estipe e terão um menor fator de retardamento quando comparado com a velocidade de translocação da seiva bruta. Esse trabalho apresenta o valor do coeficiente de partição estipe-água e o valor do fator de retardamento dos pesticidas azoxistrobina, imidacloprida e tiametoxan estimados, Tabela 1, utilizando-se cromatografia líquida com detector UV-Visível.
Thesagro: Coco
Pesticida
Data Created: 2019-01-08
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RADutraDRCSetal19ENAQ7CIAQA2018p400.pdf470,09 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace