Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103549
Título: Utilização do protocolo de avaliação ambiental rápida na caracterização de ambientes aquáticos lóticos neotropicais.
Autoria: FORTUNATO, M. H. T.
PAMPLIN, P. A. Z.
SONODA, K. C.
SILVA, M. S. G. M. e
Afiliação: MURILO HENRIQUE TANK FORTUNATO; PAULO AUGUSTO ZAITUNE PAMPLIM; KATHIA CRISTHINA SONODA, CNPMA; MARIANA SILVEIRA GUERRA MOURA E SILVA, CNPMA.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 8., 2018, Natal. Um olhar para a inovação: resumos. Londrina: Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2018. AQUACIÊNCIA.
Conteúdo: Os ambientes aquáticos lóticos veem sofrendo diversos tipos de impactos frequentemente no Brasil e o setor da agropecuária é um dos mais impactantes em virtude do escoamento dos defensivos agricolas, retirada da vegetação marginal, áreas para dessedentação do gado, entre outras. Em função disso surge a necessidade de estudos para monitorar e possivelmente recuperar esses sistemas afetados, porém antes de um estudo de biomonitoramento há também a necessidade de caracterizar o ambiente de acordo com as caracteristicas visveis no mesmo.Poranto esse trabalho teve como objetivo utilizar do Protocolo de Avaliação Ambiental Rápida adapatado por CALLISTO et al, 2002, para caracterizar três ambientes com diferentes niveis de impactos causados pela agropecuária. O trabalho ocorreu no sul de Minas Gerais utilizando três córregos das bacias hidrográficas do rio Jaguari e Camanducaia, esses três sistemas aquáticos pertencem aos municipios de Monte Verde - MG (com entorno florestado por matas nativas e eucalipitos) , Extrema - MG (com entorno florestado por eucálipito e com áreas de plantações de café mais acima) e Munhoz - MG (Com entorno florestado e atividades de pecuária e cultura de café), e foi utilizado o Protocolo De Avaliação Ambiental Rápida adaptado por Callisto et al, 2002, que possui dois quadros a serem pontuados, totalizando 32 itens, no primeiro quadro a pontução vai de 0 a 4 e no segundo de 0 a 5, os itens a serem pontuados são referentes a todas as caracteristicas visiveis no ambiente, quanto a pontuação não atinge os 40 pontos, o ambiente pode ser considerado impactado, já se a pontuação fica entre 41 e 60 pontos o ambiente é considerado alterado e acima de 60 ponto natural.Entre os resultados Monte Verde- MG foi o riacho que mais pontuou, sendo assim considerado (natural) com 71 pontos, seguidos de Extrema - MG com 45 (alterado) e Munhoz - MG com 34 (impactada).Portanto o protocolo correspondeu bem as caractersitcas do ambiente, foi considerado eficiente e pode ser muito útil no momento da seleção do ambientes para um trabalho cientifico.
Thesagro: Meio Ambiente Aquático
Palavras-chave: Avaliação ambiental
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RASonodaKCetalAquaciencia2018Utilizacao....pdf12,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace