Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103549
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FORTUNATO, M. H. T.
PAMPLIN, P. A. Z.
SONODA, K. C.
SILVA, M. S. G. M. e
Additional Information: MURILO HENRIQUE TANK FORTUNATO; PAULO AUGUSTO ZAITUNE PAMPLIM; KATHIA CRISTHINA SONODA, CNPMA; MARIANA SILVEIRA GUERRA MOURA E SILVA, CNPMA.
Title: Utilização do protocolo de avaliação ambiental rápida na caracterização de ambientes aquáticos lóticos neotropicais.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 8., 2018, Natal. Um olhar para a inovação: resumos. Londrina: Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2018. AQUACIÊNCIA.
Language: pt_BR
Keywords: Avaliação ambiental
Description: Os ambientes aquáticos lóticos veem sofrendo diversos tipos de impactos frequentemente no Brasil e o setor da agropecuária é um dos mais impactantes em virtude do escoamento dos defensivos agricolas, retirada da vegetação marginal, áreas para dessedentação do gado, entre outras. Em função disso surge a necessidade de estudos para monitorar e possivelmente recuperar esses sistemas afetados, porém antes de um estudo de biomonitoramento há também a necessidade de caracterizar o ambiente de acordo com as caracteristicas visveis no mesmo.Poranto esse trabalho teve como objetivo utilizar do Protocolo de Avaliação Ambiental Rápida adapatado por CALLISTO et al, 2002, para caracterizar três ambientes com diferentes niveis de impactos causados pela agropecuária. O trabalho ocorreu no sul de Minas Gerais utilizando três córregos das bacias hidrográficas do rio Jaguari e Camanducaia, esses três sistemas aquáticos pertencem aos municipios de Monte Verde - MG (com entorno florestado por matas nativas e eucalipitos) , Extrema - MG (com entorno florestado por eucálipito e com áreas de plantações de café mais acima) e Munhoz - MG (Com entorno florestado e atividades de pecuária e cultura de café), e foi utilizado o Protocolo De Avaliação Ambiental Rápida adaptado por Callisto et al, 2002, que possui dois quadros a serem pontuados, totalizando 32 itens, no primeiro quadro a pontução vai de 0 a 4 e no segundo de 0 a 5, os itens a serem pontuados são referentes a todas as caracteristicas visiveis no ambiente, quanto a pontuação não atinge os 40 pontos, o ambiente pode ser considerado impactado, já se a pontuação fica entre 41 e 60 pontos o ambiente é considerado alterado e acima de 60 ponto natural.Entre os resultados Monte Verde- MG foi o riacho que mais pontuou, sendo assim considerado (natural) com 71 pontos, seguidos de Extrema - MG com 45 (alterado) e Munhoz - MG com 34 (impactada).Portanto o protocolo correspondeu bem as caractersitcas do ambiente, foi considerado eficiente e pode ser muito útil no momento da seleção do ambientes para um trabalho cientifico.
Thesagro: Meio Ambiente Aquático
Data Created: 2019-01-10
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RASonodaKCetalAquaciencia2018Utilizacao....pdf12,02 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace