Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARREIRO, F. B.
dc.contributor.authorZANONI, P. R. S.
dc.contributor.authorLIMA, E. A. de
dc.contributor.authorFONSECA, J. W. F. de
dc.date.accessioned2019-01-12T23:35:56Z-
dc.date.available2019-01-12T23:35:56Z-
dc.date.created2019-01-11
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIOMASSA, 3., 2018, Curitiba. Trabalhos técnicos & científicos. Curitiba: FIEP, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103743-
dc.descriptionO Brasil exerce posição de destaque mundial na produção e uso em larga escala de etanol como combustível. Além do etanol de primeira geração (obtido a partir do caldo da cana-deaçúcar), emerge a opção do etanol de segunda geração, que pode ser produzido a partir de matérias-primas lignocelulósicas, como lodos gerados em indústrias de papel e celulose. Pesquisas recentes demonstraram a viabilidade técnica deste processo, como forma de agregar valor a estes resíduos. O presente trabalho teve como objetivo realizar estudo de mercado da produção de etanol a partir de lodos celulósicos, buscando identificar se há viabilidade econômica para atender a demanda insatisfeita. Realizou-se o estudo da oferta de etanol no horizonte de cinco anos (a partir de 2016), considerando tanto o combustível produzido a partir da cana, como o que seria potencialmente produzido a partir de lodos celulósicos. Isto foi feito utilizando séries históricas de produção (de dez anos) e modelos de regressão para fazer projeções das quantidades a serem ofertadas. O Modelo Potencial de Regressão foi selecionado por apresentar maior correlação e ser o mais otimista em relação à oferta. De maneira similar, fez-se o estudo da demanda de etanol para cinco anos. Confrontando-se os dados de oferta de etanol (da cana e do lodo) com os de demanda, concluiu-se que de fato há uma demanda insatisfeita até 2020 que tende a perdurar. Isto indica que, do ponto de vista mercadológico, é viável a produção de etanol a partir de lodos de indústrias de papel e celulose, devendo-se aprofundar os estudos de viabilidade econômico-financeira.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectÁlcool etílico
dc.subjectViabilidade econômica
dc.titleEstudo de mercado da produção de etanol a partir de lodo celulósico gerado em indústrias de papel e celulose.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2019-01-12T23:35:56Zpt_BR
dc.subject.thesagroBiocombustível
dc.subject.thesagroResíduo
dc.format.extent2p. 751-754.
riaa.ainfo.id1103743
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-11
dc.contributor.institutionFernando Balotin Carreiro, UFPR; PATRICIA RAQUEL SILVA ZANONI, CNPF; EDSON ALVES DE LIMA, CNPF; José Wladimir Freitas da Fonseca, UFPR.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018AACPatriciaZCIBIOEstudo.pdf177,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace