Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103759
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NASCIMENTO, T. L. do
MELO, N. F. de
SOUZA, F. de F.
DIAS, R. de C. S.
SILVA, D. E. S. da
ALMEIDA, K. B. de
AMORIM, I. C. de S.
SANTOS, J. S. dos
Additional Information: Tiago Lima do Nascimento; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA; FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPATSA; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; Débora Eduarda Sobreira da Silva; Karina Branco de Almeida; Ingrid Caroline de Souza Amorim; Joice Simone dos Santos.
Title: Parâmetros genéticos em populações de melancia de mesa.
Publisher: In: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 3., 2018, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2018.
Pages: p.85-89
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 284).
Language: pt_BR
Keywords: Variância genética
Melhoramento genético
Description: O objetivo deste trabalho foi estimar parâmetros genéticos entre caracteres morfológicos em populações de melancia [Citrullus lanatus (Thunb.) Matsum. & Nakai]. Foram avaliados três genótipos de melancia pertencentes à coleção de trabalho da Embrapa Semiárido, num delineamento de blocos casualizados com três repetições e plantas espaçadas em 2,5 m x 1,0 m. A partir das médias das características, foi realizada a estimativa dos parâmetros genéticos. Foram observados altos valores de herdabilidade, acima de 63%, para todas as características avaliadas destacando-se o comprimento, largura e a massa de semente, evidenciando-se que o fenótipo observado foi devido aos efeitos do genótipo. As características com variância genética maior que a variância ambiental permitiu inferir que a variância fenotípica obtida foi de origem genética, indicando que o melhoramento dessas características tem grandes chances de sucesso. A análise dos parâmetros genéticos das populações em estudo indica a possibilidade de sucesso na seleção para as características relacionadas ao tamanho de semente. A relação da variância genética pela ambiental apresentou valor acima de 1 (um) para quase todas as características.
Thesagro: Melancia
Melhoramento Genético Vegetal
Citrullus Lanatus
NAL Thesaurus: Watermelons
Genetically modified organisms
Data Created: 2019-01-11
ISSN: 1808-9992
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SDC284.8589.pdf61,41 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace