Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103817
Título: Contagens de ovos de nematóides gastrintestinais e avaliação de ganho de peso diário em novilhos Nelore em sistema silvipastoril e em monocultivo de pastagem.
Autoria: LOPES, L. B.
PITTA, R. M.
PEDREIRA, B. C. e
SINDEAUX, E.
ECKSTEIN, C.
PERUFFO, R. G.
Afiliação: LUCIANO BASTOS LOPES, CPAMT
RAFAEL MAJOR PITTA, CPAMT
BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT
ENAILE SINDEAUX, UFMT, SINOP
CAMILA ECKSTEIN, UFMG, BELO HORIZONTE
RAIANE GOSENHEIMER PERUFFO, COLABORADORA DO CPAMT, SINOP.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 4, cap. 7, p. 215-220.
Conteúdo: Entre outras características, a pecuária brasileira é baseada na grande maioria dos casos em monocultura de pastagem com baixa ou mínima diversidade de plantas, sem sombreamento disponível para os animais e em condições tropicais. Além de seus diversos benefícios, os sistemas pecuária e florestal têm potencial para mitigar efeitos climáticos como o estresse calórico (Porfírio-da-Silva, 2009; Baliscei et al., 2012; Galindo et al., 2013), reduzindo as perdas relacionadas à baixa ingestão de matéria seca (Wheelock et al., 2010), falhas na reprodução (Walsh et al., 2011) e saúde animal (Peli et al., 2013). No entanto, o sombreamento é potencialmente capaz de piorar o parasitismo nos rebanhos criados nestes sistemas conforme descrito por Martinez e Merino (2011) e Ferreira et al. (2016). As razões para isso são claras, a sobrevivência dos estádios de vida livre é principalmente afetada pela temperatura e umidade, afetando também a taxa de desenvolvimento larval (O?Connor et al., 2007). Embora tenha havido uma série de estudos com o objetivo de vincular a helmintíase e a mudanças ambientais (O?Connor et al., 2006; Dijk et al., 2008; Kenyon et al., 2009), há ainda uma lacuna nas informações sobre o risco de helmintíases para bovinos manejados nesses sistemas integrados. Algumas informações ainda são controversas segundo os dados publicados até o momento. Mendonca et al. (2014) não encontraram diferenças significativas no ganho de peso diário e na infestação de helmintos em novilhas mestiças no sistema silvipastoril (SSP) e monocultivo de pastagem (MP). Do mesmo modo, outros estudos mostraram que o ganho de peso individual e a taxa de lotação não varia entre os sistemas, apesar da maior prevalência de nematódeos no SSP (Oliveira et al., 2017). Em contrapartida, Soca et al. (2007) concluíram que o SSP leva a uma menor contaminação parasitária das pastagens com base em contagem de ovos por grama de fezes (OPG) em bezerros mestiços. O objetivo do presente estudo foi avaliar o ganho de peso diário (GPD) em MP e SSP com base em Brachiaria brizantha cv. Marandu e eucalipto (Eucalyptus urograndis | Clone H13), correlacionando-se com condições climáticas e a infecção por nematódeos gastrointestinais pela contagem de OPG, além da identificação das espécies.
Thesagro: Nematóide
Ganho de Peso
Novilho
Novilho de Corte
Gado Nelore
Monocultura
Pastagem
Palavras-chave: Nematoide gastrintestinal
Sistema silvipastoril
Sistemas integrados
Integracao lavoura-pecuaria
Ilp
Mato Grosso
Sinop-MT
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace