Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103982
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorZARDO, G.
dc.contributor.authorPEREIRA, G. de M.
dc.contributor.authorSURITA, L. M. A.
dc.contributor.authorFAVERO, R.
dc.contributor.authorGOMES, R. da C.
dc.contributor.authorMENEZES, G. R. de O.
dc.contributor.authorFEIJO, G. L. D.
dc.contributor.authorBONIN, M. de N.
dc.date.accessioned2019-01-16T23:42:03Z-
dc.date.available2019-01-16T23:42:03Z-
dc.date.created2019-01-14
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 55.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 28., 2018, Goiânia. Construindo saberes, formando pessoas e transformando a produção animal: anais. Viçosa: Sociedade Brasileira de Zootecnia; Brasília, DF: Associação Brasileira de Zootecnistas.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103982-
dc.descriptionCom a crescente população mundial, há uma demanda cada vez maior de alimentos, principalmente de produtos de origem animal, com foco em carnes de melhor qualidade, buscando maciez e coloração mais atraente. A utilização de animais castrados tem por objetivo melhorar a qualidade da carne e o grau de acabamento de carcaça em relação aos animais inteiros. A castração pode ser realizada de forma química e/ou imunológica e física (cirúrgica). A imunológica consiste em uma prática de impedimento da produção de hormônios androgênicos, que por sua vez, possuem efeito sobre as caraterísticas de carcaça, como a cobertura de gordura e a cor da carne, além de facilitar o manejo (Strazza et al., 2009). A castração cirúrgica, por sua vez, pode causar complicações no período pós-operatório, além de gastos com tratamento medicamentoso, mão-de-obra, decréscimo no desempenho, diminuição do bemestar e, raramente, óbito. Sendo assim, a objetivo desse trabalho foi avaliar características de carcaça de bovinos de corte submetidos a castração imunológica ou cirúrgica.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnimal cruzado
dc.subjectBopriva®
dc.subjectUltrassonografia de carcaça
dc.titleDesempenho de carcaça de bovinos submetidos a castração cirúrgica ou imunológica.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2019-01-16T23:42:03Zpt_BR
riaa.ainfo.id1103982
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-14
dc.contributor.institutionGABRIELA ZARDO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFSM; GABRIEL DE MORAIS PEREIRA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFSM; LUCY MERY ANTONIA SURITA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFSM; RICARDO FAVERO, Universidade Estadual de Londrina - UEL; RODRIGO DA COSTA GOMES, CNPGC; GILBERTO ROMEIRO DE OLIVEIRA MENEZE, CNPGC; GELSON LUIS DIAS FEIJO, CNPGC; MARINA DE NADAI BONIN, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFSM.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Desempenhodecarcacadebovinos.pdf639.86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace