Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104088
Título: Caracterização edafoclimática na região de ocorrência natural da castanheira-do-brasil em Mato Grosso.
Autoria: BALDONI, A. B.
SPERA, S. T.
MAGALHÃES, C. A. de S.
LULU, J.
TONINI, H.
CALDERANO, S. B.
ZOLIN, C. A.
SILVA, A. J. R.
Afiliação: AISY BOTEGA BALDONI TARDIN, CPAMT
SILVIO TULIO SPERA, CPAMT
CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT
JORGE LULU, CPAMT
HELIO TONINI, CPPSUL
SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS
CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT
ADAILTHON JOURDAN RODRIGUES SILVA, COLABORADOR DO CPAMT, Sinop, MT.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 8, cap. 6, p. 579-583.
Conteúdo: O estado de Mato Grosso é o quarto maior produtor nacional de castanha-do-brasil, com 5,12% da produção nacional. A produção se concentra em 21 municípios localizados na região norte do estado e abastece o mercado regional e nacional, sendo o município de Itaúba o principal produtor, com 18,6% do total do estado. Outros três municípios com elevada participação na produção são Colniza, Apiacás e Aripuanã, com respectivamente 16,8%, 12% e 9,6% da produção estadual. Os quatro municípios supracitados somam 57% da produção estadual de castanha-do-brasil (Produção..., 2015). Embora com grande relevância para o estado, são escassas as informações sobre a variabilidade climática e a fertilidade do solo em áreas de ocorrência de castanheira-do-brasil, o que dificulta o manejo e conservação da espécie. Tais informações, por sua vez, são cruciais e poderiam auxiliar no entendimento de alguns processos da planta, relacionados à produção de frutos e sua oscilação durante os anos, à fenologia, em estudos ecológicos, bem como ajudar em futuras estratégias de manejo e conservação, considerando que a castanheira está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Adicionalmente, a devastação dos castanhais nativos devido ao avanço das fronteiras agrícolas e das queimadas, representa uma ameaça à espécie. Dessa forma, se torna premente a necessidade de ações que visem conhecer a espécie, bem como o ambiente onde ela se encontra, de modo a possibilitar o manejo de forma sustentável e a sua preservação in situ. Nesse contexto, o presente estudo objetivou avaliar as características edafoclimáticas em áreas de ocorrência de castanheira-do-brasil no norte do estado de Mato Grosso, de modo a fornecer subsídios para o manejo e conservação da espécie.
Thesagro: Castanha do Para
Palavras-chave: Castanha do brasil
Endafoclimatica
Mato Grosso
Itauba-MT
Alta Floresta-MT
Cotriguacu-MT
Juina-MT
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019cpamtagrossilvipastorilpart8cap6caracterizacaoedafoclimaticaregiaonaturalcastanhabrasilmatogrossop579583.pdf389,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace