Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXIMENES, C. C.
dc.contributor.authorSOARES, D. Z.
dc.contributor.authorLOCATELLI, M.
dc.date.accessioned2019-01-19T00:23:21Z-
dc.date.available2019-01-19T00:23:21Z-
dc.date.created2019-01-15
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationTrabalho apresentado nos Anais do X Seminário Temático da Rede Internacional CASLA-CEPIAL: Conhecimentos Etnocientíficos e Territorialidades Alternativas; XIII Encontro de Pós-Graduação em Geografia; II Encontro diálogos de saberes e conhecimentos tradicionais em Rondônia , 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104182-
dc.descriptionO século XXI apresenta desafios ambientais com a ocupação predatória das margens dos rios na zona urbana das cidades brasileiras. Na região Amazônica os desafios e perspectivas são imensos. No município de Pimenta Bueno o rio Barão do Melgaço encontra-se grande extensão desmatada, com trechos degradados e ocupados por casebres. O Rio Barão do Melgaço serve de sustento de muitas famílias que moram as suas margens, pois o peixe faz parte da dieta alimentar diária, alguns chegam a ter em suas refeições apenas o que retira do rio. Com a ocupação do solo marginal ao rio. Com o crescimento populacional as matas ciliares foram tombadas e em seu lugar surgiram frágeis edificações colocando a natureza e o ser humano em risco. Problemas como alagação foi intensificada, temporada após temporada de chuva. Sob o objetivo de identificar o quanto os passivos ambientais atingem a população residente as margens do Rio Barão do Melgaço na sua extensão urbana no município de Pimenta Bueno, Rondônia, Brasil, pelas ações antrópicas, considerando as inundações ocorridas entre 2010 e 2015. O estudo de caso apoiou-se no método dedutivo-hipotético, com base nos estudos quantitativos e qualitativos de pesquisas de campo, documentais, literárias e entrevistas com moradores das áreas que alagam.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesafios Ambientais
dc.subjectPassivos Ambientais
dc.titleDesafios e perspectivas contemporâneas: inundação as margens do rio Barão do Melgaço em Pimenta Bueno, Rondônia, Brasil.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2019-01-19T00:23:21Zpt_BR
dc.subject.thesagroChuva
riaa.ainfo.id1104182
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-15
dc.contributor.institutionClaudia Cleomar Ximenes, UNIR; Danúbia Zanotelli Soares, UNIR; MARILIA LOCATELLI, CPAF-RO.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResumoMarilia2.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace