Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104383
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, O. F. da
WANDER, A. E.
ALCANTARA, F. A. de
Additional Information: OSMIRA FATIMA DA SILVA, CNPAF; ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF; FLAVIA APARECIDA DE ALCANTARA, CNPAF.
Title: Avaliação socioeconômica de sistemas de produção de alimentos em transição agroecológica - o caso do município de Orizona-GO.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Brasília, DF: SOBER, 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Orizona-GO
Agroecologia
Perfil tecnológico
Description: Este trabalho buscou descrever as características mais importantes de dois tipos de produtores que se dispõem à transição de um sistema convencional de agricultura familiar extrativista, sem retribuição ao fator terra, para um sistema sustentável ou agroecológico e, especificamente, evidenciar a preocupação dos produtores com a reposição da fertilidade dos solos, da garantia da produção de águas e do equilíbrio ecológico, com base em conhecimentos empírico e tácito, praticados sob a égide das ciências naturais, no município de Orizona, em Goiás. Foi realizado um diagnóstico rápido participativo, para identificação das características de interesse, que incluíam: (a) a relação física, social e intelectual dos produtores, no desenvolvimento da atividade econômica; (b) o tipo de agricultura e pecuária em exercício; (c) a condição da posse e uso da terra, a disponibilidade de água e gerenciamento de resíduos; (d) o uso de máquinas e equipamentos na propriedade; e (e) as benfeitorias existentes no local, a forma de associativismo, meios de comunicação e o acesso à assistência técnica e transferência de tecnologia. A partir dos resultados encontrados foi possível concluir que: (a) O mercado de produtos orgânicos na região é promissor, com uma vantagem, em média, de 20% de lucratividade sobre os produtos convencionais. No entanto, falta conscientização do consumidor para aceitar essa diferença, inerente à qualidade do produto. (b) Falta a criação de uma associação de produtores de alimentos de base de transição agroecológica para viabilizar a entrega dos produtos embalados e certificados, para outros mercados de maior consumo, como Caldas Novas e Brasília, em razão da localidade geográfica. (c) A maior dificuldade para a adoção das recomendações da pesquisa para essas propriedades foi, especificamente, direcionada à falta da assistência técnica especializada e qualificada do Estado de Goiás para o trabalho com o leite na região e em menor dificuldade a implantação do sistema de compostagem para a produção de hortaliças. (d) O produtor possui a expectativa que os resíduos gerados pela pecuária, em sua propriedade sejam reaproveitados racionalmente em prol da sustentabilidade local, com uma maior conscientização das pessoas que lidam e trabalham na propriedade.
Thesagro: Agricultura Familiar
Economia da Produção
Sistema de Produção
Data Created: 2019-01-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPAF2018sober.pdf304,47 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace