Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104570
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: RIBES, D. D.
ZANATTA, P.
GATTO, D. A.
MAGALHAES, W. L. E.
BELTRAME, R.
Additional Information: Débora Duarte Ribes, EIM/PPGCEM/UFPel; Paula Zanatta, EIM/PPGCEM/UFPel; Darci Alberto Gatto, EIM/PPGCEM/UFPel; WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF; Rafael Beltrame, EIM/PPGCEM/UFPel.
Title: Produção de suspensões nanofibrilares de celulose vegetal por meio de processo combinado: avaliação do gasto energético.
Publisher: Matéria, Rio de Janeiro, v. 23, n. 4, e-12269, 2018. 9 p.
Language: pt_BR
Keywords: Gasto energético
Polpa kraft
Processo combinado
Nanofribila de celulose
Enzima Cellic CTec2
Energetic waste
Combined process
Celulose nanofibrils
Description: O presente estudo tem por objetivo produzir nanofibrilas de celulose vegetal com polpa Kraft marrom e branqueada por meio de um pré-tratamento enzimático e posteriormente um mecânico, denominado assim como processo combinado, com o intuito de diminuição de gasto energético. Para isso, as amostras de polpas de celulose foram previamente desestruturadas e encharcadas em água destilada com concentração de 3% de sólidos, afim de homogeneizá-las. Na hidrólise enzimática utilizou-se a enzima comercial Cellic CTec2, em porcentagens que variaram de 0,01 a 0,1% por diferentes períodos (1 e 2 horas). Após o tempo de hidrólise, a polpa foi passada em um moinho de discos, onde nesse processo ocorreu a medida do consumo do gasto energético com auxílio de um medidor de energia. Para a produção do gel, as polpas foram processadas pelo moinho de disco em ciclos de passagens. Para a inibição enzimática o conteúdo foi aquecido à 85°C. Os géis foram armazenados em resfriamento de 5°C. O processo foi caracterizado pelo gasto energético medido a cada amostra, além de ser medido o rendimento de cada gel produzido. De acordo com os resultados o processo combinado, apresentou-se viável para a produção de nanofibrilas de celulose vegetal, pois este diminui o gasto energético comparado com o processo mecânico e com a menor carga enzimática (0,01%). A polpa marrom mesmo sem ter passado por processos de deslignificação mostrou-se promissora na produção das nanofibrilas de celulose vegetal.
NAL Thesaurus: Kraft pulp
Data Created: 2019-01-21
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018WashingtonRMProducao.pdf371,59 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace