Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104606
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FUSTAINE, F. R.
VILELA, G. F.
GALDINO, S.
TOSTO, S. G.
Additional Information: FELIPE ROSADA FUSTAINE, BOLSISTA CNPM; GISELE FREITAS VILELA, CNPM; SERGIO GALDINO, CNPM; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM.
Title: Aplicação do índice de Tempo de Vida do Solo (ITVS) para o cultivo da seringueira no noroeste do estado de São Paulo.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Brasília, DF: SOBER, 2018. Não paginado. Sober 2018.
Language: pt_BR
Keywords: EUPS
Description: Este estudo utilizou a metodologia do Índice do Tempo de Vida do Solo (ITVS) para avaliar o impacto do cultivo da seringueira na erosão do solo no noroeste do Estado de São Paulo. O ITVS apresenta o tempo em anos necessário para a remoção de uma camada de solo pré-determinada em função das necessidades cultura, a partir dos valores de perda de solo, estimados por meio da utilização de um modelo de erosão. Os resultados demonstraram que em todas as áreas de cultivo de seringueira em Argissolos se apresenta uma situação de ?Degradação dos recursos?, com valores de 100 a 382 anos para a remoção da camada de solo superficial. Para os Latossolos, o tempo de vida do solo aplicado a situação de ?Degradação dos recursos?, é significativamente maior quando comparado às áreas instaladas em regiões de Argissolos, apresentando valores variando de 700 a 1189 anos na remoção da camada de solo superficial. Este estudo mostra que a cultura da seringueira implantada em Latossolos nesta região proporciona uma conservação dos solos mais adequada e em áreas sob Argissolos, indica a necessidade da adoção de alguma prática conservacionista, a fim de prolongar o tempo de vida do solo e a consequente sustentabilidade ambiental desta cultura na região.
Thesagro: Hevea Brasiliensis
Erosão do Solo
Conservação do Solo
Year: 2019-01-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5043.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace