Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104783
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SOARES, R.
SANTOS, M. C. B.
MADDOCK, J. E. L.
BERTOLINO, L. C.
SANTELLI, R. E.
CAMPOS, D. V. B. de
Additional Information: RICARDO SOARES, INEA; MARIA CARLA BARRETO SANTOS, UFF; JOHN EDMUND LEWIS MADDOCK, UFF; LUIZ CARLOS BERTOLINO, CETEM-RJ; RICARDO ERTHAL SANTELLI, UFRJ; DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS.
Title: Água-régia como extrator alternativo para o diagnóstico ambiental de áreas impactadas por resíduos industriais: estudo de caso Centres (Queimados, RJ).
Publisher: Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 23, n. 5, p. 995-1000, set./out. 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Extrações químicas
USEPA 3051A
Áreas contaminadas
Description: Áreas contaminadas por metais podem configurar sério risco à saúde pública e ao meio ambiente. Na década de 1980 foi instalado um pátio de estocagem provisória de resíduos industriais perigosos (CENTRES), no município de Queimados, Rio de Janeiro, o que causou um grande impacto ambiental ao solo da região. A legislação brasileira para o diagnóstico de áreas contaminadas limita a extração de metais em solos aos métodos recomendados pela United States Environmental Protection Agency (USEPA) 3050 e 3051A. Entretanto, muitos pesquisadores utilizam o método com água-régia para a extração de metais em solo, mas são escassos estudos que comparem as concentrações de metais extraídos por água-régia e USEPA 3051A. Logo, o objetivo deste trabalho foi avaliar se o método de extração de metais em solos por água-régia é estatisticamente diferente do método USEPA 3051A. Os resultados obtidos revelaram que as concentrações de Cd, Cr, Cu, Ni, Pb e Zn utilizando ambas as extrações (água-régia e USEPA 3051A) foram estatisticamente semelhantes. Também foi possível identificar que as concentrações de Cu, Ni, Pb e Zn foram superiores ao valor de investigação industrial, o que caracteriza essa área como altamente contaminada e solo classe 4.
Thesagro: Poluição do Solo
NAL Thesaurus: Soil pollution
Data Created: 2019-01-25
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019002.pdf116,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace