Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104876
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SOARES, R.
MADDOCK, J. E. L.
CAMPOS, D. V. B. de
MADARI, B. E.
MACHADO, P. L. O. de A.
SANTELLI, R. E.
Additional Information: RICARDO SOARES, INEA/UFF; JOHN E. L. MADDOCK, UFF; DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS; BEATA EMOKE MADARI, CNPAF; PEDRO LUIZ OLIVEIRA DE A MACHADO, SIRE; RICARDO E. SANTELLI, UFRJ.
Title: Avaliação da estabilidade de agregados em marcadores ambientais terrestres do Antropoceno submetidos a diferentes períodos de pousio.
Publisher: Revista Virtual de Química, v. 10, n. 6, p. 1693-1718, nov./dez. 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Golden spike do Antropoceno
Terra preta de índio
Carbono pirogênico
Solos antrópicos
Description: Recentemente os solos arqueológicos Amazônicos conhecidos como Terra Preta de Índio (TPI) foram propostos para serem elegíveis como Golden spikes do início do Antropoceno há 2000 anos antes do presente. Contudo, esta hipótese foi altamente contestada pela comunidade científica internacional que apontou que as TPI não possuem as condições de preservação geológicas necessárias para servirem como Golden spikes. Uma das principais alegações é que as TPI encontram-se em ecossistemas naturais abertos suscetíveis à erosão natural ou antrópica, o que inviabilizaria uma adequada preservação estratigráfica. Logo, o objetivo deste estudo foi avaliar as características de estabilidade de agregados de solos de TPI sobre diferentes períodos de pousio e determinar se as TPI possuem capacidade de preservação estratigráfica que as tornem resistentes à erosão pluvial e mecânica. Foi constatado que o tempo de pousio não influenciou significativamente na melhoria da estabilidade de agregados das duas áreas avaliadas e foi observado que a matéria orgânica do solo (MOS) não desempenhou uma forte participação como agente cimentante das partículas devido ao caráter oxidíco e caulinítico destas áreas. Consequentemente, foi constatado a suscetibilidade à erosão pluvial e antrópica das TPI, inviabilizando-as como Golden Spikes do início do Antropoceno.
Data Created: 2019-01-28
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019004.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace