Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105094
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLIMA, Y. C. de
dc.date.accessioned2019-02-01T23:37:40Z-
dc.date.available2019-02-01T23:37:40Z-
dc.date.created2019-01-30
dc.date.issued2018
dc.identifier.citation2018
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105094-
dc.descriptionO cajueiro (Anacardium occidentale L.) é uma frutífera de grande relevância no cenário socioeconômico do Brasil. Seus produtos (principalmente a castanha) possuem alto valor nutritivo e comercial. Devido a sua importância para o país e, principalmente, para o Nordeste, a Embrapa Agroindústria Tropical conta com o Banco de Germoplasma do Caju, o qual é composto por mais de 600 acessos diferentes. A fim de se ter um maior conhecimento da variabilidade metabólica dos acessos contidos no Banco de Germoplasma, genótipos do Banco de Germoplasma e do Programa de Melhoramento Genético do cajueiro foram analisados por meio de Cromatografia Líquida acoplada a Espectrometria de Massas (LC-MS) e Espectroscopia de Infravermelho Próximo. Foi criada uma matriz numérica utilizando os dados cromatográficos e as ferramentas quimiométricas de Análise de Grupamento Hierárquico (HCA), Análise de Componentes Principais (PCA) e análise discriminante por mínimos quadrados parciais (PLS-DA) foram aplicadas. Em HCA e PCA, observou-se a formação de quatro grupamentos, e os eixos PC1 e PC2 explicaram 36,7% da variância. O método PLS-DA foi empregado para melhorar a associação da variabilidade química de acordo com o genótipo do caju e, com três Variáveis Latentes (LVs), o modelo apresentou uma capacidade de predição de 88,05%. Os principais compostos responsáveis pela separação dos grupos foram identificados. São eles: galoilhexose I, digaloilhexosídeo I, éster etílico do ácido hidroxibutanóico-hexosídeo, miricetina-3-O-glucosídeo, e miricetina-3-O-rhamnosídeo. O espectrômetro portátil de Infravermelho Próximo (NIR) foi utilizado a fim de avaliar seu pontencial para criar um modelo de classificação utilizando os teores de vitamina C, sólidos solúveis e acidez total. Porém, os resultados mostraram que outros parâmetros devem ser levados em conta para uma melhor compreensão da variabilidade química e física do caju do banco de germoplasma da Embrapa.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMetabolômica
dc.subjectQuimiometria
dc.titleAvaliação do perfil metabólico de caju proveniente de acessos de Anacardium occidentale L. usando UPLC-QTOF-MS, NIR e quimiometria.
dc.typeTeses
dc.date.updated2019-02-01T23:37:40Zpt_BR
dc.subject.thesagroCaju
dc.description.notesTese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza. Orientador: Edy Sousa de Brito. Coorientadora: Ana Cecília Ribeiro de Castro.
dc.format.extent283 p.
riaa.ainfo.id1105094
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-30
dc.contributor.institutionYnayara Colares de Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DOT18023.pdf3.98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace