Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105375
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorQUEIROGA, J. L. de
dc.contributor.authorRAMOS FILHO, L. O.
dc.contributor.authorSILVA, L. da
dc.contributor.authorRAMOS, M. S. T. A. S.
dc.contributor.authorCORRALES, F. M.
dc.date.accessioned2019-02-02T23:33:20Z-
dc.date.available2019-02-02T23:33:20Z-
dc.date.created2019-02-01
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS. Terra, trabalho e lutas no século XXI: projetos em disputa, 2018, Araraquara: anais... Araraquara: UNIARA, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105375-
dc.descriptionResumo: Em resposta aos impactos da agricultura convencional surgiram diversos movimentos em prol de uma agricultura mais sustentável, que produza alimentos com menor custo econômico e ecológico e com menor dependência de inputs externos. Com isto o interesse sobre agrofloresta tem sido crescente principalmente por movimentos agroecológicos, igualmente tem crescido a sua adoção por agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as motivações para a adoção das agroflorestas por agricultores assentados, bem como identificar quais os principais gargalos (técnicos produtivos e de comercialização e de agregação de valor aos produtos) enfrentados pelos agricultores assentados. Experiências de agroflorestas em 12 assentamentos de diferentes regiões do estado de São Paulo foram pesquisadas a partir de entrevistas orientadas por questionário semi-estruturado e visitas de campo às experiências. As motivações para a adoção das agroflorestas são Políticas Públicas e Projetos que viabilizam os custos de sua implantação, acompanhamento técnico, intercâmbios e aprendizados, princípios da agrecologia como a maior autonomia aliado a benefícios econômicos e ecológicos que os sistemas biodiversos são capazes de oferecer. Os principais gargalos técnicos produtivos são danos causados por herbivoria, condições climáticas desfavoráveis e deficiência de mão de obra. Os gargalos de comercialização são a escassez de canais de acesso direto ao mercado, dependência de vendas institucionais e atravessadores. Para agregação de valor os gargalos são a obtenção de certificação orgânica, a deficiência de capacitação técnica e de infraestrutura física para processamento e beneficiamento dos produtos agroflorestais.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistemas agroflorestais
dc.subjectAgroecologia
dc.titleAgrofloresta: sistematização de experiências e principais gargalos enfrentados por agricultores assentados da reforma agrária do estado de São Paulo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2019-02-02T23:33:20Zpt_BR
dc.subject.thesagroAgrossilvicultura
dc.subject.thesagroAssentamento
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.nalthesaurusAgroforestry
dc.subject.nalthesaurusLand reform
dc.format.extent215 p.
riaa.ainfo.id1105375
riaa.ainfo.lastupdate2019-02-01
dc.contributor.institutionJOEL LEANDRO DE QUEIROGA, CNPMA; LUIZ OCTAVIO RAMOS FILHO, CNPMA; LAIS DA SILVA, UFSCar; MYRIAN SUELY T A DOS SANTOS RAMOS, CNPMA; FRANCISCO MIGUEL CORRALES, CNPMA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2018AA50.pdf821.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace