Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105395
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MINE, R. de O.
RAMOS FILHO, L. O.
NEVES, M. C.
MORICONI, W.
MALAGODI-BRAGA, K. S.
Additional Information: RAFAELA DE OLIVEIRA MINE, UNICAMP; LUIZ OCTAVIO RAMOS FILHO, CNPMA; MARCOS CORREA NEVES, CNPMA; WALDEMORE MORICONI, CNPMA; KATIA SAMPAIO MALAGOLI BRAGA, CNPMA.
Title: Uso de sistema de informação geográfica (SIG) para desenho e representação visual de sistemas agroflorestais.
Publisher: In: SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS. Terra, trabalho e lutas no século XXI: projetos em disputa, 2018, Araraquara: anais... Araraquara: UNIARA, 2018.
Pages: 10 p.
Language: pt_BR
Keywords: Agrofloresta
Sistemas biodiversos
QGIS
SIG
Sistema de informações geográficas
Description: Resumo: Os projetos de inovação agroecológica em assentamentos agrários promovem estímulos econômicos e ecológicos por meio da implantação de sistemas agroflorestais (SAF). A complexidade desses sistemas, que em seu desenho podem reunir dezenas de espécies diferentes, demandam tecnologias e ferramentas informatizadas que facilitem sua representação gráfica em diferentes dimensões, o acompanhamento e análise do seu desenvolvimento. Os mapas são úteis para análise e compreensão do espaço geográfico e devem ser elaborados de forma a realmente comunicar e ser de fácil interpretação ao público em geral. Dentre as ferramentas disponíveis, os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) podem representar uma interessante opção na criação de mapas, na medida em que permitem o tratamento de dados espaciais e a produção de saídas gráficas flexíveis e de fácil interpretação. O objetivo do presente trabalho é apresentar os primeiros resultados obtidos com o uso do software QGIS na representação gráfica do desenho, registro de dados e na visualização dos atributos de uma parcela experimental de SAF, localizada em área experimental da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna-SP. Foram produzidos, como protótipos, mapas produzidos pelo software, retratando a estrutura do SAF e alguns atributos das espécies implantadas. Conclui-se que o método adotado e o software utilizado permitem produzir registros de fácil interpretação, com relativa simplicidade operacional, representando grande potencial para auxiliar no desenho, na visualização de diferentes características e no monitoramento futuro de variáveis do sistema.
Thesagro: Agrossilvicultura
Mapa
NAL Thesaurus: Agroforestry
Geographic information systems
Data Created: 2019-02-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018AA046.pdf827,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace