Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105514
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAMARA, T. M. M.
AMARAL, A. L. do
MORAIS, L. K. de
SILVA, R. F. da
Additional Information: TASSIANO MAXWELL MARINHO CAMARA, CPATC; ADRIANE LEITE DO AMARAL, CPATC; LIZZ KEZZY DE MORAIS, CPATC; RAFAELA FERREIRA DA SILVA.
Title: Avaliação e caracterização de acessos do complexo saccharum visando a valoração e uso de germoplasma.
Publisher: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 3., 2018, João Pessoa. Ciência, tecnologia e desenvolvimento rural: compartilhando conhecimentos inovadores e experiências. João Pessoa: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018.
Language: pt_BR
Description: O conhecimento e valoração da variabilidade genética preservada em bancos de germoplasma de cana-de-açúcar e espécies relacionadas são essenciais para a conservação de recursos genéticos e no desenvolvimento de cultivares superiores, com atributos diferenciados daquelas atualmente disponíveis no mercado. No presente trabalho, acessos provenientes do Banco Ativo de germoplasma do Complexo Saccharum (BAGCana), sob a responsabilidade da Embrapa Tabuleiros Costeiros, foram avaliados e caracterizados quanto a características morfoagronômicas relacionadas à produção de biomassa, visando a valoração e uso do germoplasma. O trabalho foi conduzido no campo experimental Jorge do Prado Sobral, localizado no município de Nossa Senhora das Dores, Estado de Sergipe. Foram avaliados dez acessos entre espécies de Saccharum robustum, Saccharum officinarum, Saccharum spontaneum, Saccharum hybrid, Miscanthus sp., Erianthus arundinaceus e duas variedades comerciais de cana-de-açúcar, SP 791011 e RB951541) Para avaliação foi instalado um experimento à campo no delineamento de blocos ao acaso com três repetições e parcelas constituídas de três linhas de quatro metros com espaçamento entre linhas de 1,5 m, sendo considerada área útil a linha central. A colheita foi realizada 12 meses após o plantio sendo mensuradas as características altura de planta, diâmetro de colmos, número de perfilhamento por metro, comprimento e largura da folha +3, número de folhas verde, área foliar e índice de área foliar, produção de massa verde e massa seca por hectare. Observaram-se diferenças significativas entre os acessos para todas as características avaliadas, indicando a presença de variabilidade genética no BAGCana. Dentre as espécies avaliadas constatou-se que: acessos de Erianthus arundinaceus e Saccharum spontaneum foram os de maior altura de plantas; E. arundinaceus, S. spontaneum e Miscanthus sp., destacaram-se quanto ao potencial para perfilhamento e; acessos de Erianthus arundinaceus apresentaram maior índice de área foliar e, em termos absolutos, maior produtividade de biomassa verde e seca. Os resultados sugerem que, dentre as espécies avaliadas, Erianthus arundinaceus mostra-se com maior potencial para uso como genitor em cruzamentos que visem ao desenvolvimento de cultivares com foco na produção de biomassa.
Thesagro: Cana de Açúcar
Banco de Germoplasma
Data Created: 2019-02-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIACAO.pdf560,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace