Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTEODORO, M. S.
dc.contributor.authorALVES, M. da C. S.
dc.contributor.authorSANTOS, F. J. de S.
dc.contributor.authorLACERDA, M. N. de
dc.contributor.authorARAUJO, L. M. da S.
dc.date.accessioned2019-02-11T23:45:57Z-
dc.date.available2019-02-11T23:45:57Z-
dc.date.created2019-02-11
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationRevista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 10, n. 4, p. 33-37, out./dez. 2015.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105823-
dc.descriptionO presente trabalho foi desenvolvido em condições de casa de vegetação situada em Parnaíba-PI, município onde predominam altas temperaturas. Objetivou-se avaliar a germinação de diferentes lotes de sementes de alface antes e após a embebição em solução de hipoclorito de sódio (NaCIO). O delineamento experimental foi em blocos casualisados, com os tratamentos dispostos em arranjo fatorial 2 x 7 (duas variáveis como pré-germinativos: com imersão em NaClO e sem imersão em NaClO, e sete cultivares de alface), com quatro repetições. As variáveis analisadas foram: Primeira contagem do teste de germinação (PCG), Teste de germinação (TG) e Índice de velocidade de germinação (IVG). Analisando-se os dados obtidos, verificou-se que independente da presença ou ausência do tratamento pré-germinativo, a cultivar T6 foi a que apresentou os melhores resultados para as variáveis analisadas. Exceto T2, todas as outras cultivares que receberam tratamento com hipoclorito de sódio (NaClO) obtiveram resultados expressivos, em comparação com as que não receberam esse tratamento, entretanto, a germinação de todos os lotes foi inferior ao estabelecido para comercialização de sementes de alface, com recomendações acima de 80%.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleInfluência do NaClO na germinação de sementes de alface em Parnaíba-PI.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2019-08-02T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroCondição Ambientalpor
dc.subject.thesagroDormência da Sementepor
dc.subject.thesagroEscarificação de sementespor
dc.subject.nalthesaurusSeed scarification
dc.subject.nalthesaurusDry environmental conditionspor
dc.subject.nalthesaurusWet environmental conditionspor
dc.subject.nalthesaurusSeed dormancypor
dc.description.notesDOI: http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i4.3405. Autoria na publicação: Francisco José dos Santos Seixas.
riaa.ainfo.id1105823
riaa.ainfo.lastupdate2019-08-02 -03:00:00
dc.contributor.institutionMAURO SERGIO TEODORO, CPAMN
dc.contributor.institutionMARIA DA CONCEIÇÃO SAMPAIO ALVES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍpor
dc.contributor.institutionFRANCISCO JOSE DE SEIXAS SANTOS, CPAMNpor
dc.contributor.institutionMAIRLA NASCIMENTO DE LACERDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍpor
dc.contributor.institutionLUMA MELISA DA SILVA ARAUJO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ.por
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REVISTAVERDEDEAGROECOLOGIAInfluencia.pdf419.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace