Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, P. dos S.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, J. S. do
dc.contributor.authorMERCÊS, J. K. R. das
dc.contributor.authorSANTOS, H. C. A. dos
dc.contributor.authorGURGEL, F. de L.
dc.date.accessioned2019-02-13T23:43:19Z-
dc.date.available2019-02-13T23:43:19Z-
dc.date.created2019-02-13
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 3., 2018, João Pessoa. Ciência, tecnologia e desenvolvimento rural: compartilhando conhecimentos inovadores e experiências. João Pessoa: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105926-
dc.descriptionNo município de Capitão Poço, iniciou-se em 2015 a instalação dos primeiros ensaios do Programa de Melhoramento Genético de Citros da Embrapa no estado do Pará, em parceria com citricultores da região. O objetivo deste programa é conhecer as combinações copas/porta-enxertos em pomares comerciais em função dos diversos fatores bióticos e abióticos. Um dos pomares de limeira ácida Tahiti [Citrus latifolia (Yu. Tanaka) Tanaka] encontra-se instalado na Fazenda Ornela localizada neste município, em combinação com cinco porta-enxertos: limoeiro ?Cravo Santa Cruz?, tangerineira ?Sunki Tropical?, citrandarin ?San Diego?, e os híbridos LVK x LCR ? 010 e TSKC x CTSW ? 033. A copa utilizada na enxertia foram borbulhas da lima ácida Tahiti oriundas de viveiristas locais. Realizaram-se avaliações morfológicas das mudas na fase de desenvolvimento dos porta-enxertos, a verificação do percentual de sucesso na enxertia e o desenvolvimento das mudas enxertadas no momento do plantio, comprovaram os resultados esperados, à medida que as combinações copa x porta-enxerto também reagiram de forma variável, comprovando que há interação copa x porta-enxerto. O experimento foi disposto em blocos casualizados, onde cada porta-enxerto consistiu um tratamento, com quatro repetições e dez plantas por parcela experimental. Semestralmente, durante três anos, avaliou-se os seguintes caracteres vegetativos: altura da planta, diâmetro do caule abaixo do enxerto, diâmetro do caule acima do enxerto e volume da copa. Pode-se, então, afirmar que no desenvolvimento inicial do pomar, os porta-enxertos limoeiro ?Cravo Santa Cruz?, LVK x LCR ? 010 e tangerineira ?Sunki Tropical vêm se destacando como porta-enxertos para a limeira ácida ?Tahiti?.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLimeira
dc.subjectCitro
dc.subjectCapitão poço
dc.subjectPorta-enxerto
dc.titleAvaliação agronômica de um pomar de limeira ácida 'tahiti' em combinação com diversos porta-enxertos no município de Capitão Poço-PA.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2019-02-13T23:43:19Zpt_BR
riaa.ainfo.id1105926
riaa.ainfo.lastupdate2019-02-13
dc.contributor.institutionPriscila dos Santos Ferreira, GRADUANDA UFRA; Janete Silva do Nascimento, GRADUANDA UFRA; Júlia Karoline Rodrigues das Mercês, GRADUANDA UFRA; Helane Cristina Aguiar dos Santos, MESTRANDA UFRA; FABIO DE LIMA GURGEL, CPATU.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIACAOAGRONOMICA.pdf614.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace