Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106006
Título: Variáveis agrometeorológicas monitoradas em estação automática no município de Belterra, Pará.
Autoria: ALVES, D. M. R.
MARTORANO, L. G.
SILVA, W. C. da
NASCIMENTO, W.
Afiliação: Deyvielen Maria Ramos Alves, GRADUANDA UFOPA; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; Welligton Conceição da Silva, Centro Universitário da Amazônia; Werlleson Nascimento, GRADUANDO UFOPA.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 22., 2018, Belém, PA. Anais... Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2018.
Páginas: p. 139-144.
Conteúdo: O planejamento de cultivos em polos de grão demanda de informações de tempo e clima, principalmente emitindo alertas de anomalias e eventos climáticos extremos. Outras formas para subsidiar o calendário de cultivo são usando boletins com prognósticos agrometeorológicos a partir de modelos de simulação de crescimento, desenvolvimento e produtividade das culturas, em cada ano/safra. Para aumentar o desempenho desses modelos em sistema de suporte à decisão é necessário montar uma base de dados com informações de solo, clima, manejo e dados fenológicos de cada cultura de interesse. Portanto, o objetivo foi analisar variáveis agrometeorológicas monitoradas em estação automática e estação meteorológica convencional no município de Belterra, Pará. Foram analisados dados monitorados em estação agrometeorológica (HOBOWARE Onset H21-002), com registros médios a cada 15 minutos, sendo contabilizado os valores diários e comparados com os dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada na área urbana de Belterra. Observou-se que as temperaturas apresentaram diferenças, entretanto a insolação apresentou faixas distintas quando comparadas aos valores registrados em Belterra (INMET). Observaram-se valores superiores de radiação solar na estação agrometeorológica em área de produtor rural, fato que pode ser explicado que na área urbana houve períodos com maior insolação, reduzindo a exposição aos raios solares. Quanto ao volume de chuva na estação de Belterra contabilizaram-se 30 mm no período estudado em relação aos valores registrados na estação agrometeorológica que foram de 25 mm. Apesar das estações estarem inseridas em um mesmo município, os resultados apontaram diferenças na ordem de grandeza de variáveis agrometeorológicas como chuva e radiação solar, demonstrando a importância do monitoramento para subsidiar o planejamento agrícola no polo de grãos da região.
Thesagro: Clima
Grão
Palavras-chave: Variáveis atmosféricas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaisPIBIC2018140145.pdf323 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace