Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106043
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COSTA, K. J. A.
LAMEIRA, O. A.
SOUZA, I. N. G.
PORTAL, R. K. V. P.
Additional Information: Keila Jamille Alves Costa, GRADUANDA UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Isis Naryelle Góes Souza, GRADUANDA UFRA; Ruanny Karen Vidal Pantoja Portal, ESTUDANTE PPGBIONORTE.
Title: Efeitos de diferentes concentrações de nitrato de amônio e nitrato de potássio na micropropagação de Aeollanthus suaveolens Mart. ex Spreng (Lamiaceae).
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 22., 2018, Belém, PA. Anais... Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2018.
Pages: p. 198-202.
Language: pt_BR
Keywords: Catinga-de-mulata
Description: Aeollanthus suaveolens é uma planta medicinal popularmente conhecida como Catinga-de-mulata utilizada pela população para dores em gerais. A micropropagação em plantas medicinais é uma alternativa para propagação comercial dessas espécies que apresentam interesse econômico. O objetivo do trabalho foi de avaliar os efeitos das diferentes concentrações de nitrato de amônio e nitrato de potássio do meio MS na micropropagação da Aeollanthus suaveolens, para contribuir na redução de custos do meio de cultura. O experimento continha cinco tratamentos do meio de cultura sólido MS completo, MS + ½ NH4NO3, MS + ½ KNO3, MS + ¼ NH4NO3 e MS + ¼ KNO3. Cada tratamento continha 4 repetições com dois frascos, e cada frasco apresentava três explantes. As avaliações ocorreram após 36 dias da inoculação para as variáveis, comprimento da maior raiz e do maior broto e número de raízes e de brotações, peso de massa fresca e de massa seca. Não houve diferença estatística nos tratamentos para nenhuma das variáveis analisadas. Porém, as maiores médias para peso de massa fresca e seca foram obtidas no tratamento MS + ½ NH4NO3. A maior média no número de brotações foi obtida no tratamento MS + ¼ NH4NO3 com 2,75 brotos. Para número de raízes a maior média observada foi no tratamento MS + ¼ KNO3 com 2,65 raízes. A redução de custos do meio de cultura provavelmente não tenha sido influenciada.
Thesagro: Cultura In Vitro
Nitrato de Amônio
Nitrato de Potássio
Micropropagação
Planta Medicinal
Data Created: 2019-02-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPIBIC2018199203.pdf390,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace