Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106082
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFERNANDES, T. F. S.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, J. S. do
dc.contributor.authorFERREIRA, P. dos S.
dc.contributor.authorGURGEL, F. de L.
dc.contributor.authorTEXEIRA, D. H. L.
dc.date.accessioned2019-02-15T23:48:05Z-
dc.date.available2019-02-15T23:48:05Z-
dc.date.created2019-02-15
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 3., 2018, João Pessoa. Ciência, tecnologia e desenvolvimento rural: compartilhando conhecimentos inovadores e experiências. João Pessoa: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106082-
dc.descriptionA análise de trilha é uma importante ferramenta da estatística multivariada, no qual as correlações entre caracteres são desdobradas em efeitos diretos e indiretos que mensura a influência de uma variável, independente das demais, sobre a outra. Este método vem sendo bastante aplicado em diversos campos de pesquisa. Objetiva-se neste trabalho estimar correlações fenotípicas entre características de crescimento e verificar quais as características de maior efeito direto e indireto sobre o volume da copa de laranja Pêra enxertada em diferentes porta-enxertos. Para isso, foram avaliados seis porta-enxertos: limoeiro ?Cravo Santa Cruz?, citrandarins ?Riverside? e ?San Diego?, e os híbridos LVK x LCR ? 010, TSKC x CTSW ? 028 e TSKC x CTSW ? 033. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso, com quatro repetições e dez plantas por parcelas. As características de crescimento avaliadas foram a altura da planta, diâmetros dos caules do porta-enxerto e do enxerto e o volume da copa aos 12, 24 e 36 meses após o plantio. Anteriormente a análise de trilha, a matriz de correlação fenotípica ao diagnóstico de multicolinearidade para garantir confiabilidade nos resultados. Os resultados mostram-se todas as correlações significativa diferentes de zero pelo teste t, positivas e fortes, na qual. pelos coeficientes de correlação estimados, o acréscimo em qualquer característica seria acompanhado pelas demais. A utilização da análise de trilha neste experimento mostrou que o volume da copa é positivo e fortemente correlacionado com a altura e os diâmetros do porta-enxerto e enxerto, o diâmetro do enxerto e altura possuem fortes efeitos diretos sobre o volume da copa e o diâmetro de porta-enxerto não possui efeito direto ou indireto no volume da copa.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCopa
dc.titleEfeitos diretos e indiretos de características de crescimento no volume da copa de laranja "pera" sob diferentes porta-enxertos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2019-02-15T23:48:05Zpt_BR
dc.subject.thesagroLaranja
dc.subject.thesagroCrescimento
riaa.ainfo.id1106082
riaa.ainfo.lastupdate2019-02-15
dc.contributor.institutionThiago Feliph Silva FERNANDES, GRADUANDO UFRA; Janete Silva do NASCIMENTO, GRADUANDO UFRA; Priscila dos Santos FERREIRA, GRADUANDA UFRA; FABIO DE LIMA GURGEL, CPATU; Davi Henrique Lima TEXEIRA, UFRA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EFEITOSDIRETOSEINDIRETOSDECARACTERISTICASDECRESCIMENTO.pdf240.19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace