Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106088
Título: Parâmetros genéticos para características de crescimento de laranja 'pêra' em diferentes porta-enxertos.
Autoria: FERNANDES, T. F. S.
NASCIMENTO, R. J. do N.
ALMEIDA, F. S. de
GURGEL, F. de L.
TEXEIRA, D. H. L.
Afiliação: Thiago Feliph Silva FERNANDES, GRADUANDO UFRA; Romário Júnior do Nascimento NASCIMENTO, GRADUANDO UFRA; Fabiola Suany de ALMEIDA, GRADUANDA UFRA; FABIO DE LIMA GURGEL, CPATU; Davi Henrique Lima TEXEIRA, UFRA.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 3., 2018, João Pessoa. Ciência, tecnologia e desenvolvimento rural: compartilhando conhecimentos inovadores e experiências. João Pessoa: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018.
Conteúdo: O agronegócio do setor citrícola é uma importante atividade econômica para o Brasil, e esta produção citrícola nacional tem evoluído tanto na utilização de novas tecnologias como no aumento de áreas cultivadas com a cultura, fato esse diretamente relacionado à crescente demanda de mercados externos. Contudo a citricultura nacional, está alicerçada em um único porta-enxerto que é o uso do limão cravo, constitui um grave risco à citricultura nacional. Diversos estudos têm sido realizados para identificar genótipos de citros superiores, com a finalidade de ampliar a diversidade genética dos pomares. A recomendação de novos genótipos depende do controle genético das características de interessa para o citricultor. Assim, o objetivo deste trabalho foi estimar parâmetros genéticos e fenotípicos para características de crescimento de laranja ?Pêra? em diferentes porta-enxertos. Para isso, foram avaliados seis porta-enxertos: limoeiro ?Cravo Santa Cruz?, citrandarins ?Riverside? e ?San Diego?, e os híbridos LVK x LCR ? 010, TSKC x CTSW ? 028 e TSKC x CTSW ? 033. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso, com quatro repetições e dez plantas por parcelas. As características de crescimento avaliadas foram a altura da planta, diâmetros dos caules do porta-enxerto e do enxerto e o volume da copa aos 12, 24 e 36 meses após o plantio. Os diferentes porta-enxerto apresentaram variabilidade para as características mensuradas. Para a maioria delas maior fração da variabilidade foi de natureza genética. Com isso, a herdabilidade dessas características foi de média alta nas avaliações realizadas. As estimativas de ganhos genéticos diretos e indiretos foram elevadas. A seleção para o volume da copa em avaliações tardias após o plantio permite indicar um porta-enxerto adequado para formação de copa mais interessante aos citricultores.
Thesagro: Laranja
Laranja Pêra
Porta Enxerto
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARAMETROSGENETICOS.pdf548,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace