Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106144
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, R. F. da
CAMARA, T. M. M.
AMARAL, A. F. C.
Additional Information: RAFAELA FERREIRA DA SILVA; TASSIANO MAXWELL MARINHO CAMARA, CPATC; ANDRE FELIPE CAMARA AMARAL, CPATC.
Title: Efeito de cultivar e densidade de semeadura no poder calorífico e teor de cinzas da biomassa de sorgo.
Publisher: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 3., 2018, João Pessoa. Ciência, tecnologia e desenvolvimento rural: compartilhando conhecimentos inovadores e experiências. João Pessoa: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018.
Language: pt_BR
Description: O sorgo tem sido considerado uma cultura potencialmente complemente a cana-de-açúcar no fornecimento de matéria prima dedicada a produção de bioenergia. Para um melhor aproveitamento energético faz-se necessário caracterizar os atributos de qualidade dessa biomassa para diferentes cultivares e condições de cultivos, de forma a promover melhores resultados aos processos de conversão da matéria prima em bioenergia. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos de cultivares e da densidade de semeadura no poder calorífico superior (PCS) e teor de cinzas da biomassa de sorgo. Um experimento foi instalado à campo no delineamento em blocos casualisados com quatro repetições e esquema fatorial 4 x 5, sendo quatro cultivares de sorgo e cinco densidades de semeadura (100, 120, 140, 160 e 180 mil plantas.ha-1). As parcelas foram constituídas de cinco linhas de cinco metros, sendo considerada área útil as três linhas centrais. A caracteriza da biomassa foi realizada por ocasião da colheita, em 10 plantas coletadas ao acaso em cada parcela, sendo retirada as panículas. As plantas foram trituras em forrageira, homogeneizada e as amostras de biomassa levadas para estufa de circulação forçada de ar a 65°C até atingir peso constante. Em seguida as amostras foram processadas para a avaliação do teor de cinzas e poder calorífico superior (PCS) utilizando-se uma bomba calorimétrica. Em média a biomassa avaliada apresentou teor de cinzar de 2,47% e PCS de 4.510,14 Kcal kg-1. Os menores valores em cinzas foram obtidos para a variedade SF 15. Os maiores PCS médios foram observados para Silotec 20. A densidade de semeadura apresentou pouca influência no teor de cinzas e no PSC da biomassa de sorgo. Dentre as cultivares avaliadas, SF 15 é a que apresenta biomassa de melhor qualidade para combustão direta.
Thesagro: Sorgo
Biomassa
Bioenergia
Combustão
Data Created: 2019-02-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Id.25423.EFEITODECULTIVAR.pdf289,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace