Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106155
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, A. P. da S.
GOMES, F. J.
PEDREIRA, C. G. S.
CABRAL, L. da S.
KIPERT, T. A.
PEDREIRA, B. C. e
Additional Information: ANA PAULA DA SILVA CARVALHO, UFMT, CUIABA, MT; FAGNER JUNIOR GOMES, USP, ESALQ, PIRACICABA, SP; CARLOS GUILHERME SILVEIRA PEDREIRA, USP, ESALQ, PIRACICABA, SP; LUCIANO DA SILVA CABRAL, UFMT, CUIABA; THIAGO AUROS KIPERT, UFMT, SINOP; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.
Title: Respostas fisiológicas do capim-marandu sob pastejo em lotação contínua em sistema silvipastoril.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA, 2.; ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA DO SUL DE MATO GROSSO, 2., Rondonópolis, 2018. Anais eletrônicos... Mato Grosso: UFMT, 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Manejo do pastejo
Sistema integrado
Sistema silvipastoril
Mato Grosso
Sinop
Description: Sistema silvipastoril é uma opção para melhorar a eficiência do uso da terra. Para que a exploração racional dessa atividade seja possível é necessário compreender que padrões fisiológicos são alterados com a inserção de árvores e como a incidência do sombreamento afeta a forrageira. O objetivo foi avaliar as respostas fisiológicas no capim-marandu sob pastejo em lotação contínua em sistema silvipastoril. Não houve efeito (p > 0,05) de tratamento para as variáveis analisadas: assimilação liquida de CO2 (A; ?mol m-2 s-1); concentração intracelular de CO2 (Ci; ppm); condutância estomática (gs; ?mol m-2 s-1); taxa de transpiração das folhas (E; ?mol m-2 s-1), eficiência no uso da água (EUA) [(?mol CO2 (?mol H2O)-1]; eficiência no uso da água intrínseca (EUAi) e; razão de transpiração (RT). Houve efeito significativo para as correlações entre Ci e A/gs (p = 0,0034); gs e A (p = 0,0017); gs e A/gs (p = 0,0048); A/E e E/A (p < 0,001). O sombreamento não foi suficiente para interferir nas características fisiológicas do capim-marandu, o que permite inferir que durante a estação de transição águas-seca o sistema se mantém produtivo quando bem manejados.
Thesagro: Fisiologia
Fisiologia Vegetal
Fisiologia Nutricional
Manejo
Data Created: 2019-02-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018cpamtbrunopedreirafisiologiamarandusistemasilvipastoril.pdf170,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace