Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106167
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, F. S. da
KIPERT, T. A.
PARAÍSO, J. M. N.
MOMBACH, M. A.
TORRES, R. C.
RODRIGUES, R. de A. R.
PEREIRA, D. H.
PEDREIRA, B. C. e
CABRAL, L. da S.
Additional Information: FLABIELE SOARES DA SILVA, UFMT, SINOP, MT; THIAGO AURUS KIPERT, UFMT, SINOP, MT; JOÃO MARCOS NERES PARAÍSO, UFMT, SINOP, MT; MIRCÉIA ANGELE MOMBACH, UFMT, CUIABA, MT; RENATO CRISTIANO TORRES, CPAMT; RENATO DE ARAGAO RIBEIRO RODRIGUES, CNPS; DALTON HENRIQUE PEREIRA, UFMT, SINOP, MT; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT; LUCIANO DA SILVA CABRAL, UFMT, CUIABA, MT.
Title: Desempenho e emissão de metano entérico de bovinos em sistemas integrados de produção.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA, 2.; ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA DO SUL DE MATO GROSSO, 2., Rondonópolis, 2018. Anais eletrônicos... Mato Grosso: UFMT, 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Sistema integrado
Integração lavoura-pecuária-floresta
Sistema agrossilvipastoril
Sustentabilidade
Mato Grosso
Sinop
Description: A pecuária nacional é responsável por grande parte das emissões de GEE, sobretudo de metano entérico por bovinos em áreas de pastagens. No entanto, o conhecimento das emissões em sistemas de produção com pastagens de clima tropical, especialmente na Amazônia brasileira é ainda restrito. Com isso, o objetivo deste trabalho foi mensurar o desempenho e a emissão de metano entérico em sistema de produção de bovinos de corte em pastagens. O experimento foi realizado na Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop ? MT. O delineamento foi em blocos completos inteiramente casualizado, avaliando 2 sistemas de produção: pecuária (controle) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), com 4 repetições. O ganho médio diário (GMD) e a taxa de lotação foram influenciados pelos sistemas de produção com maiores valores na ILPF. Porém, o ganho de peso por área e as eficiências relativas de CO2 e CH4 em relação ao peso vivo foram semelhantes entre os sistemas. Ao incrementar o desempenho individual, houve uma redução nas emissões relativas CH4ent/GMD. Conclui-se que quanto maior for o potencial de desempenho individual, maior é o potencial de redução da emissão por produto obtido no sistema. Isso permite que a intensificação dos sistemas de produção em pastagens seja uma ferramenta para amortizar as emissões de GEE do setor pecuário.
Thesagro: Efeito Estufa
Data Created: 2019-02-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018cpamtbrunopedreiradesempenhoemissaometanoentericobovinossistemasintegradosproducao.pdf261,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace