Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106171
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: KIPERT, T. A.
MOMBACH, M. A.
CARVALHO, P. de
SILVA, F. S. da
CARVALHO, A. P. da S.
CABRAL, L. da S.
RODRIGUES, R. de A. R.
PEDREIRA, B. C. e
Additional Information: THIAGO AURUS KIPERT, UFMT, SINOP, MT; MIRCÉIA ANGELE MOMBACH, UFMT, CUIABA, MT; PERIVALDO DE CARVALHO, UFMT, CUIABA, MT; FLABIELE SOARES DA SILVA, UFMT, SINOP, MT; ANA PAULA DA SILVA CARVALHO, UFMT, CUIABA, MT; LUCIANO DA SILVA CABRAL, UFMT, CUIABA, MT; RENATO DE ARAGAO RIBEIRO RODRIGUES, CNPS; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.
Title: Variações diárias nas emissões de metano entérico por novilhos nelore em sistemas integrados.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 55.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 28., 2018, Goiânia. Construindo saberes, formando pessoas e transformando a produção animal: anais. Viçosa: Sociedade Brasileira de Zootecnia; Brasília, DF: Associação Brasileira de Zootecnistas.
Pages: não paginado.
Language: pt_BR
Keywords: Sistema integrado
Sistema agrossilvipastoril
Integração lavoura-pecuária-floresta
Ilpf
Mato Grosso
Sinop
Description: O Brasil é duramente criticado pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Tal fato deve-se ao tamanho do rebanho de bovinos, considerado o maior do mundo (ABIEC, 2017) e pela forma de exploração desses animais em sistemas de produção em pastagens, que em sua grande maioria apresenta algum grau de degradação ou baixo potencial de produção, elevando a idade ao abate e, por consequência, as emissões de metano oriundo de fermentação entérica. Sistemas integrados de produção, com pastos bem manejados podem disponibilizar ao animal uma forragem de melhor valor nutricional, alavancando o desempenho animal e reduzindo as emissões de GEE por unidade de produto obtido. Todavia, para que seja verificada essa eficácia no sistema de produção é necessária a mensuração dos gases produzidos pelo metabolismo animal, assim como entender o comportamento das emissões ao longo do dia. Existem diversos métodos para mensurar as emissões de metano entérico em ruminantes. Contudo, o GreenFeed® (C-lock Inc) é o único equipamento disponível no mercado que permite medir as emissões de metano entérico de ruminantes (bovinos de corte, leite, ovinos e caprinos) nos mais diversos sistemas de produção (pasto e confinamento) sem que haja a interferência humana. Além disso, permite verificar as variações nas emissões de metano ao longo do dia e durante longos períodos, com controle sobre a quantidade e tipo de alimento fornecido. Nesse contexto, objetivou-se avaliar e verificar as variações nas emissões de metano entérico de bovinos de corte em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.
Thesagro: Efeito Estufa
Metano
Novilho
Novilho de Corte
Gado Nelore
Data Created: 2019-02-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018cpamtbrunopedreiravariacaoemissaometanoentericoneloresistemaintegrado.pdf239,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace