Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106193
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BRAGA JUNIOR, M. M.
SANTANA, D. da S. S.
LIMA, M. F.
SOUZA, F. I. B. de
MELO, L. E. de L.
Additional Information: Marcelo Mendes Braga Júnior, GRADUANDO UEPA; Débora da Silva Souza Santana, GRADUANDA UEPA; Mateus Ferreira Lima, GRADUANDO UEPA; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU; Luiz Eduardo de Lima Melo, UEPA.
Title: Efeito da carbonização sobre a estrutura anatômica da madeira de Alexa grandiflora Ducke.
Publisher: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 3., 2018, João Pessoa. Ciência, tecnologia e desenvolvimento rural: compartilhando conhecimentos inovadores e experiências. João Pessoa: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018.
Language: pt_BR
Description: Este trabalho propõe a caracterização anatômica da madeira e do carvão vegetal da espécie Alexa grandiflora Ducke, visando contribuir para o controle do comércio ilegal de madeira e carvão na Amazônia. Foram selecionados três indivíduos da espécie a partir das amostras de madeira depositadas na Xiloteca IAN (EMBRAPA Amazônia Oriental). Foram preparados corpos de prova para o estudo anatômico do lenho, carbonização e posterior estudo anatômico do carvão. A descrição anatômica da madeira e do carvão seguiu as recomendações preconizadas pela IAWA Committee. O efeito da carbonização sobre a dimensão e quantidade celular da madeira foi avaliada estatisticamente por meio de análise de variância (ANAVA) a 5% de significância. As características anatômicas qualitativas da madeira foram conservadas mesmo após a carbonização, observou-se que o arranjo do parênquima axial foi a principal característica anatômica para a identificação da madeira e do carvão da espécie. Houveram diferenças estatisticamente significativas para todos os parâmetros anatômicos quantitativos avaliados. De forma geral foi observado redução na dimensão e aumento da quantidade celular após a carbonização da madeira, devido principalmente contrações anisotrópicas do material decorrentes da carbonização. Os resultados apresentam informações uteis para distinção e fiscalização da madeira e do carvão vegetal de A. grandiflora na Amazônia.
Thesagro: Madeira
Anatomia Vegetal
Carvão
Alexa Grandiflora
Conservação
Fiscalização Florestal
Data Created: 2019-02-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EFEITODACARBONIZACAO.pdf398,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace