Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFRANÇA, C. R. R. S.
dc.contributor.authorSILVA, A. F.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, D. S.
dc.contributor.authorSANTOS, A. P. G.
dc.contributor.authorLIMA, R. G.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. P. D. de
dc.date.accessioned2026-03-13T19:52:40Z-
dc.date.available2026-03-13T19:52:40Z-
dc.date.created2019-02-19
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS; WORKSHOP EM BIOPROSPECÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PLANTAS NATIVAS DO SEMI-ÁRIDO, 3.; WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE BIOENERGIA E MEIO AMBIENTE, 2010, Salvador. Bancos de germoplasma: descobrir a riqueza, garantir o futuro: anais. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106228-
dc.descriptionA cultura da mandioca tem uma importância econômica, social e cultural significativa no Brasil. Com área cultivada de 1.926.332 hectares em 2007 e uma produção de 26.803.655 toneladas de raiz a cultura é a base econômica de milhares de pequenas propriedades e proporciona segurança alimentar de milhões de brasileiros, principalmente na região Norte e Nordeste, visto que o aproveitamento da planta é total. O banco de germoplasma da Embrapa Semiárido foi instalado em Petrolina-PE, em fevereiro de 1995, com 64 acessos. Ao longo dos anos, os trabalhos de melhoramento genético têm sido fomentados com os acessos que compõem o banco, permitindo dessa forma atender às demandas de variedades para a agroindústria, a alimentação humana e a nutrição animal na região. O trabalho teve por objetivo avaliar a produtividade de nove variedades de mandioca mansas retiradas do BAG e cultivadas em área irrigada. O trabalho foi conduzido no Campo Experimental de Bebedouro, pertencente à Embrapa Semiárido, em Petrolina-PE, em área reservada para multiplicação de material genético, em condições irrigadas. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com doze tratamentos (variedades) e quatro repetições. As variedades utilizadas foram retiradas do BAG Semiárido (TSA 564, TSA 327, TSA 472, TSA 374, TSA 477 e TSA 484) e variedades recém lançadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical em parceria Embrapa Tabuleiros Costeiros (Mineiro, Dona Diva, Brasil, Rosa Branca, Umbaúba, Saracura). Durante o período de avaliação determinou-se peso de parte aérea do caule, de parte aérea do terço superior, das raízes comerciais, das raízes não comerciais e das cepas; número de raízes comerciais, número de raízes não comerciais e índice de colheita. A variedade TSA 484 apresentou maior peso de parte aérea do caule (25 t/ha), diferindo das demais cultivares, inclusive da variedade Brasil que apresentou o menor valor para esta característica (4 t/ha). O rendimento de raízes também apresentou diferença significativa entre as variedades, sendo que a variedade Mineiro alcançou produtividade máxima (38 t/ha) e a Umbaúba produtividade mínima (3 t/ha) nas condições avaliadas.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Documentos, 304).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCultivo
dc.titleAvaliação agronômica de variedades de mandioca de mesa cultivadas em área irrigada em Petrolina - PE.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMandioca
dc.subject.thesagroBanco de Germoplasma
dc.subject.thesagroRaiz
dc.subject.nalthesaurusCassava
dc.description.notesEditora técnica Clara Oliveira Goedert.
dc.format.extent2p. 153.
riaa.ainfo.id1106228
riaa.ainfo.lastupdate2026-03-13
dc.contributor.institutionCARLA REGINE REGES SILVA FRANÇA; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; DJANE SILVA OLIVEIRA; ANA PAULA GUIMARÃES SANTOS; ROSANA GOMES LIMA; ANA PATRÍCIA DAVID DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO BAIANO.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao-agronomica-de-variedades-de-mandioca-de-mesa-cultivadas-em-area-irrigada-em-Petrolina-PE..pdf110,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace