Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106398
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPINHO, E. S.
dc.contributor.authorROSANOVA, C.
dc.contributor.authorMATOS, F. T.
dc.contributor.authorHONDA, R. T.
dc.contributor.authorBUENO, G. W.
dc.contributor.authorAKAMA, A.
dc.date.accessioned2019-02-23T00:33:05Z-
dc.date.available2019-02-23T00:33:05Z-
dc.date.created2019-02-22
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationBiotemas, v. 31, n. 4, p. 23-34, dez. 2018.
dc.identifier.issn2175-7925
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106398-
dc.descriptionA aquicultura é a atividade que mais cresce entre os setores de produção de alimentos, porém, se executada inadequadamente, pode causar a deterioração da qualidade da água. O objetivo do trabalho foi avaliar a utilização do Índice de Estado Tróico (IET) como ferramenta de monitoramento de atividades aquícolas, especificamente do Parque Aquícola Sucupira, área de cultivo de peixes em tanques-rede no reservatório do Lajeado em Palmas/TO. O monitoramento foi realizado entre janeiro e agosto de 2017, envolvendo a coleta de amostras para análises dos parâmetros de fósforo total e cloroila-a. Paralelamente, houve coleta de dados de temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido, condutividade, pH e sólidos totais dissolvidos. As variáveis limnológicas (temperatura, condutividade, turbidez, oxigênio dissolvido, pH e sólidos totais dissolvidos), com exceção do fósforo total, apesar das pequenas variações de oxigênio e sólidos totais, estão de acordo com as recomendações da Resolução CONAMA 357/05. Os dados obtidos permitem concluir que a área aquícola apresentou predominância de estado tróico supereutróico e que o estado tróico do reservatório nas proximidades dos tanques-rede sofre forte inluência externa de atividades antrópicas, principalmente no período chuvoso. No período da seca, por não haver a diluição de nutrientes devido à escassez de chuvas, ocorre aumento na concentração de fósforo na água, levando a um estado hipereutróico. O resultado se deve ao fato de o lago apresentar naturalmente altos índices de fósforo, portanto, não é possível airmar que a aquicultura seja uma atividade impactante, sendo necessária a adoção de um programa de monitoramento com uma malha amostral mais abrangente em futuros estudos.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleAvaliação do Índice de Estado Trófico como ferramenta para monitoramento de atividades aquícolas em reservatórios continentais.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2019-02-23T00:33:05Zpt_BR
dc.subject.thesagroAquicultura
dc.subject.thesagroReservatório de Água
dc.subject.thesagroTanque
dc.subject.thesagroRede
dc.subject.nalthesaurusAquaculture
dc.subject.nalthesaurusFish cages
dc.subject.nalthesaurusWater reservoirs
riaa.ainfo.id1106398
riaa.ainfo.lastupdate2019-02-22
dc.identifier.doi10.5007/2175-7925.2018v31n4p23
dc.contributor.institutionEMILIO SOUSA PINHO; CLAUBER ROSANOVA, INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS; FLAVIA TAVARES DE MATOS, CNPASA; RUBENS TOMIO HONDA, FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS; GUILHERME WOLFF BUENO, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, Registro-SP; ALBERTO AKAMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPASA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CNPASA2018biotemas.pdf1.1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace