Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106539
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: DUARTE, J. A. P.
FERREIRA, G. C.
RUSCHEL, A. R.
MAFRA, N. do A.
Additional Information: Joyce Ananda Paixão Duarte, DOUTORANDA UFRA; Gracialda Costa Ferreira, UFRA; ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU; Natália do Amaral Mafra, DOUTORANDA UFRA.
Title: Composição e estrutura florística de florestas degradadas e secundárias da mesorregião Sudeste Paraense, PA, Brasil.
Publisher: Biota Amazônia, Macapá, v. 8, n. 2, p. 32-43, 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Fitossociologia
Composição florística
Description: O presente trabalho objetivou levantar os padrões florísticos e estruturais do componente arbóreo em florestas primárias degradadas (FPD) e florestas secundárias em estágio inicial (FSI) e intermediário (FSM), em dois níveis de diâmetro à altura do peito: nível I - 2cm<DAP>10cm e nível II ? DAP&#8805;10 cm. Para quantificar os indivíduos do nível II, foram instaladas 63 parcelas amostrais com o dimensionamento de 10 m x 250 m e no interior de cada destas alocaram-se sub-parcelas de 10 m x 10 m para amostragem dos indivíduos do nível I. Calculou-se os parâmetros fitossociológicos como a dominância, densidade e frequência relativas, o Índice de Valor de Importância (IVI) e o Índice de Valor de Cobertura (IVC), bem como a estrutura diamétrica da comunidade e diversidade de Shannon-Wiener (H'), equabilidade de Pielou (J) e Simpson (C) por tipo de vegetação e níveis. A densidade, riqueza e área basal foram comparadas por meio do teste não paramétrico de Kruskal-Wallis ao nível de 5% de probabilidade. Registrou-se 5.601 indivíduos acima de 2 cm de DAP, 181 espécies, 134 gêneros e 63 famílias, onde FSM teve o maior número de indivíduos com 2.850 indivíduos (530 - Nível I; 2.320 - Nível II), e a FSI com 970 indivíduos (447-nível I; 523-nível II) e a FPD com 1.781 indivíduos (533-nível I; 1.248-nível II) . Vismia guianensis e Cecropia spp. foram mais abundantes em todas as áreas de florestas secundárias (FSI e FSM), nos dois níveis de DAP, enquanto que Swartzia spp. e Pouteria sp. foram as mais representativas na FPD. No nível II, a densidade de indivíduos, riqueza e área basal foram semelhantes estatisticamente nas áreas de FSM e de FPD, diferindo das áreas de FSI. A distribuição diamétrica seguiu o padrão para florestas naturais de ?J? invertido no nível II.
Thesagro: Floresta
Floresta Secundaria
Área Basal
Cecropia
Vismia Guianensis
NAL Thesaurus: Amazonia
Data Created: 2019-02-27
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2626158811PB.pdf461,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace