Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1107070
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, J. C. de
ROCHA, J. R. do A. S. de C.
SILVA, M. M. da
MAGALHAES JUNIOR, W. C. P. de
ANDRADE, R. G.
MACHADO, J. C.
Additional Information: Jessica Costa de Oliveira, IF Sudeste MG ; FAPEMIG; João Romero do Amaral Santos de Carvalho Rocha, UFV; Milena Mendes da Silva, IF Sudeste MG; WALTER COELHO P DE MAGALHAES JUNIOR, CNPGL; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPGL; JUAREZ CAMPOLINA MACHADO, CNPGL.
Title: Fenotipagem de alto rendimento em capim-elefante: perspectivas de uso de índices de vegetação obtidos de bandas espectrais do visível na seleção de genótipos superiores.
Publisher: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 23., 2019, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2019. (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 234).
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Cenchrus purpureus
Fenômica
Melhoramento genético
Description: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar as perspectivas de utilização da fenotipagem de alto rendimento, por meio dos índices VARI (visible atmospherically resistant index) e GLI (green leaf index), na seleção de genótipos superiores de capim-elefante. Os experimentos foram conduzidos no Campo Experimental da Embrapa Gado de Leite em Coronel Pacheco-MG, no delineamento de blocos casualizados, com três repetições. Em seguida, foram realizadas análises de correlação de Pearson dos índices VARI e GLI com as características fenotípicas tradicionais. As correlações entre os índices VARI e GLI e as características relacionadas à fenotipagem tradicional apresentam valores de magnitude intermediária, com destaque para o índice GLI que associa boa precisão experimental, sendo promissor para utilização como ferramenta na fenotipagem em larga escala do capim-elefante. Os índices VARI e GLI sofrem impacto da pigmentação na eficiência e na acurácia dos resultados, sobretudo, quando estão presentes genótipos de coloração arroxeada. O aprimoramento das técnicas de fenotipagem (com uso de GNSS de alta precisão, câmera NIR, etc.) poderá superar as limitações apresentadas pelos índices, e será foco no desenvolvimento dos trabalhos futuros.
Thesagro: Bioenergia
Melhoramento Genético Vegetal
Data Created: 2019-03-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
13.JessicaJuarezXXIIIWorkshopPIBIC.pdf407.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace