Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1107078
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCASTRO, R. A. de
dc.contributor.authorDANTAS, B. F.
dc.contributor.authorMEIADO, M. V.
dc.date.accessioned2026-08-05T14:11:11Z-
dc.date.available2026-08-05T14:11:11Z-
dc.date.created2019-03-14
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationInformativo Abrates, v. 28, n. 2, p. 75, nov. 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1107078-
dc.descriptionO banco de sementes da exótica invasora Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit pode favorecer a sua permanência e a invasão de áreas degradadas na Caatinga. Componentes bioquímicos podem ser responsáveis pela manutenção da longevidade de sementes em condições adversas. O objetivo foi verificar como o conteúdo de açúcar redutor (AR) e proteinas (PT) podem explicar a formação do seu banco de sementes. Os tratamentos foram classificados: ii) pela posição em relação ao solo: superficialmente ou enterradas à 5 cm e 11) de acordo com a copa: sob à própria espécie ou em Caatinga conservada. As sementes foram alocadas em um saco de nylon e retiradas a cada três meses, durante um ano. As análises também foram realizadas em sementes recém colhidas. Os AR foram determinados pelo ácido 3,5 dinitrosaicílico e as PT utilizando Coomasie. Foi realizada uma ANOVA Fatorial e Tukey para verificar diferença nos tempos. para cada tratamento. Não houve variação na porcentagem de AR, com interação não significativa entre os três fatores (p=0,96: média=37,9 umol/g). Em relação as PT, em todos os tratamentos houve decréscimo do conteúdo nos três primeiros meses (de 206,8 mg.g-1 para 96,4 mg.g-1 quando sob a própria copa e enterrado) com posterior acréscimo sucessivo (326,6 mg.g-1 após 12 meses). Em resposta a estresses ambientais, as plantas sintetizam e acumulam certas proteinas e enzimas como parte de uma estratégia requerida para superar o estresse, como o oxidativo. Estes resultados inferem na capacidade de adaptação de L. Ileucocephala para manter longevidade do banco de sementes na Caatinga.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPlanta da Caatinga
dc.titleAnálise de açúcar redutor e proteínas para manutenção do banco de sementes da exótica invasora Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit (Fabaceae) na Caatinga.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.thesagroLeucaena Leucocephala
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.nalthesaurusNatural resources
dc.description.notesEdição Especial. Edição dos Anais da 2. Conferência Brasileira de Restauração Ecológica; 10. Simpósio Brasileiro sobre Tecnologia de Sementes Florestais, Belo Horizonte, nov. 2018.
riaa.ainfo.id1107078
riaa.ainfo.lastupdate2026-08-05
dc.contributor.institutionRAPHAELA AGUIAR DE CASTRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA; MARCOS VINICIUS MEIADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace