Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108031
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NOBREGA, A. R. da
FARIAS, J. L. de S.
CAVALCANTE, R. M. B.
MACHADO, A. B. N.
Additional Information: ADILSON RODRIGUES DA NOBREGA, CNPC; JORGE LUIS DE SALES FARIAS, CNPC; RICARDO MOURA BRAGA CAVALCANTE, CNPAT; ADRIANA BRANDAO NASCIMENTO MACHADO, CNPC.
Title: A comunicação para o desenvolvimento como uma estratégia de inserção socioprodutiva de agricultores familiares em um deserto alimentar.
Publisher: In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGÍA RURAL, 10., 2018, Montevideo. Anais... Montevideo: ALASRU, 2018. 17 f.
Language: pt_BR
Keywords: Brasil
Região Nordeste
Sobral
Semiárido
Deserto alimentar
Construção social
Conhecimento local
Atores sociais
Atores institucionais
Smallholders
Local knowledge
Food Desert
Description: Resumo: A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) foi criada em 2012, com o objetivo de integrar, articular e adequar as políticas públicas que contribuem para a produção sustentável de alimentos saudáveis e livres de contaminantes químicos, aliando o desenvolvimento rural com a conservação dos recursos naturais e a valorização do conhecimento dos povos e comunidades tradicionais. Este texto apresenta uma análise do processo de construção desta política com base nas percepções dos representantes das diversas instituições do governo e da sociedade civil que participam da sua gestão. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com esses representantes e uma análise de conteúdo foi procedida com base nas transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos mostraram que os espaços de diálogo proporcionados pela Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), formada por representantes do governo e de entidades da sociedade civil, e a Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo), composta por representantes dos ministérios que atuam na política, propiciaram a construção participativa entre governo e sociedade e estimularam uma abordagem interministerial dentro do âmbito governamental. Os principais desafios são o aprimoramento da gestão intersetorial e a ampliação da prioridade da Pnapo dentro do próprio governo. Concluise que a continuidade da política dependerá muito do reconhecimento da sociedade por sua importância, demandando do governo a sua manutenção e ampliação dos espaços conquistados.
Thesagro: Agricultura Familiar
Desenvolvimento Sustentável
Políticas Públicas
Comunidade Rural
Desenvolvimento Rural
População Rural
Pobreza Rural
Comunicação
NAL Thesaurus: Agricultural communications
Rural communities
Family farms
Semiarid soils
Brazil
Data Created: 2019-04-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPC2018Acomunicacao.pdf665,82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace