Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108207
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AMARAL JÚNIOR, J. M.
BRCKO, C. C.
LOURENÇO JÚNIOR, J. de B.
MARTORANO, L. G.
NAHUM, B. de S.
RÊGO, A. C. do
SILVA, A. G. M. e.
Additional Information: João Maria do Amaral Júnior, Doutorando UFPA/UFRA/Embrapa Amazônia Oriental; Carolina Carvalho Brcko, Doutoranda UFPA/UFRA/Embrapa Amazônia Oriental; José de Brito Lourenço Júnior, UEPA; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; BENJAMIM DE SOUZA NAHUM, CPATU; Aníbal Coutinho do Rêgo, UFRA; André Guimarães Maciel e Silva, UFPA.
Title: Desempenho de fêmeas bubalinas suplementadas com torta de palmiste e criadas em regime de pastejo rotacionado no período seco.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 24., 2014, Vitória. A zootecnia fazendo o Brasil crescer: anais... Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Bubalino
Pasto
Torta de palmiste
Suplementação lipídica
Description: Objetivou-se avaliar o desempenho de fêmeas bubalinas suplementadas a base de coproduto da agroindústria do dendê criadas em pasto de Brachiaria brizantha cv. Marandu sob regime de pastejo rotacionado. A área foi dividida em oito piquetes experimentais com dimensões que variam de 0,9 a 2,1 ha cada. Utilizaram-se 24 fêmeas com idade e peso médio iniciais de 54 meses e 503,1 kg, respectivamente, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (níveis de suplementação) e seis repetições por tratamento. Os níveis de suplementação de torta de palmiste foram determinados em função (%) do peso corporal (PC): zero (0%), 0,25%, 0,50%, 1,0%, sendo que todos os animais receberam adicionalmente 0,15% do PC de farelo de trigo, atuando como palatabilizante. A suplementação da dieta de fêmeas bubalinas criadas em sistema de pastejo rotacionado, por meio do uso de torta de palmiste, não afetou o ganho de peso entre os grupos experimentais.
Thesagro: Búfalo
Pastejo
Ganho de Peso
Data Created: 2019-04-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desempenhodefemeas.pdf362,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace