Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108706
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DOMPIERI, M. H. G.
MENEZES, J. V. DE T.
SANTOS, T. M. B. DOS
COSTA, M. J. R. P. DA
JUNG, J.
PIOVEZAN, U.
Additional Information: MARCIA HELENA GALINA DOMPIERI, CNPM; JOÃO VITOR DE TOLEDO MENEZES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL; TÂNIA MARA BAPTISTA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL; MATEUS JOSÉ RODRIGUES PARANHOS DA COSTA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SÃO PAULO; JENS JUNG, SWEDISH UNIVERSITY OF AGRICULTURAL SCIENCES; UBIRATAN PIOVEZAN, CPATC.
Title: Análise espacial do comportamento bovino no Pantanal brasileiro por meio de colares com receptores GPS.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 19., 2019, Santos. Anais... São José dos Campos: INPE, 2019.
Pages: p. 3449-3452.
Language: pt_BR
Keywords: Onças
Colares GPS
Description: O Pantanal brasileiro possui extensas áreas destinadas à produção de bovinos de forma extensiva e, a proximidade dessas atividades com áreas cobertas por mosaicos de vegetação natural acaba resultando em ataques de animais selvagens aos rebanhos de produtores. O objetivo do presente trabalho foi o monitoramento de vacas nelores com seus respectivos bezerros, criados em sistemas extensivos de produção na região do Pantanal do Abobral, Fazenda São Bento, a partir de dados advindos de colares com receptores GPS. A análise dos dados compreendeu a aplicação de técnicas estatísticas e de geoprocessamento, considerando grupos de animais com e sem histórico de ataques de onças. Dentre os resultados alcançados, constatou-se: 1) diferentes padrões espaciais de ocupação da área entre mãe/bezerro, a partir dos home-ranges (percentil de 0.9), porém sem significância quanto ao histórico de ataques; 2) maiores distâncias percorridas e velocidades alcançadas para os adultos, sem histórico de ataque por onças.
Thesagro: Gado Nelore
NAL Thesaurus: Pantanal
Year: 2019-05-06
ISBN: 978-85-17-00097-3
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5050.pdf986,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace