Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108720
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VILELA, G. F.
PAIM, F. A. de P.
CASTRO, G. S. A.
OSHIRO, O. T.
CARVALHO, C. A. de
Additional Information: GISELE FREITAS VILELA, CNPM; FERNANDO ANTONIO DE PADUA PAIM, CNPM; GUSTAVO SPADOTTI AMARAL CASTRO, CNPM; OSVALDO TADATOMO OSHIRO, CNPM; CARLOS ALBERTO DE CARVALHO, CNPM.
Title: A produção de soja no Brasil e as áreas dedicadas à preservação ambiental nos imóveis rurais: um estudo territorial.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 19., 2019, Santos. Anais... São José dos Campos: INPE, 2019.
Pages: 1-4
Language: pt_BR
Keywords: Cadastro ambiental rural
Uso e ocupação da terra
Description: A produção média de soja e as áreas dedicadas à preservação ambiental (ADP) obtidas pelos dados do Cadastro Ambiental Rural de janeiro de 2018 foram analisadas utilizando-se mapas demonstrativos. A produção de soja foi avaliada segundo grupos de produção que concentraram 25, 50 e 75% da produção total. As ADPs corresponderam à soma das áreas de preservação permanente, reserva legal e vegetação adicional dos imóveis rurais. Utilizou-se o R para análise de correlação. O grupo de produção de soja responsável por 50% do total da produção possui ADP nos imóveis rurais entre 13,4% a 60,7%. Para este grupo existe uma correlação positiva. Não há correlação entre os grupos responsáveis por 25% e por 75% do total da produção. A análise mostra que a produção do grão não promove a diminuição das ADP nas microrregiões e que os valores de ADP variam independentemente se as produções de soja aumentam.
Thesagro: Soja
Produção Agrícola
Data Created: 2019-05-06
ISBN: 978-85-17-00097-3
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5051.pdf636,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace