Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108733
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MINGOTI, R.
SPADOTTO, C. A.
BERALDO, G. N.
VALLE, L. B.
BRASCO, M. A.
FARIAS, A. R.
LOVISI FILHO, E.
Additional Information: RAFAEL MINGOTI, CNPM; CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, SGE; GIOVANNA N. BERALDO, UNICAMP; LAURA B. VALLE, UNICAMP; MAYRA A. BRASCO, UNICAMP; ANDRE RODRIGO FARIAS, CNPM; ELIO LOVISI FILHO, CNPM.
Title: Mapeamento de cenários agrícolas para avaliação de risco ambiental de agrotóxicos em água superficial no cerrado do Mato Grosso do Sul.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 19., 2019, Santos. Anais... São José dos Campos: INPE, 2019.
Pages: 1-5.
Language: pt_BR
Keywords: Registro de agrotóxico
Description: O objetivo desse trabalho foi mapear bacias hidrográficas com lagos, reservatórios e culturas agrícolas anuais e calcular a relação entre a área de drenagem e a área da superfície dos lagos para subsidiar o estabelecimento de cenários realísticos para avaliação de risco ambiental - ARA de agrotóxicos no bioma Cerrado no estado do Mato Grosso do Sul (MS) Brasil. A identificação de áreas de lavoura de soja e de lagos foi realizada mediante técnicas de identificação visual de imagens de satélite nas bacias hidrográficas geradas pelo modelo ArcSWAT no aplicativo ArcGIS 10.3 e MDE SRTM (3 arcos segundo). Os municípios selecionados foram Maracaju/MS, São Gabriel do Oeste/MS e Costa Rica/MS. Nos lagos mapeados, com exceção de um, os valores da relação de área de drenagem e área de superfície dos lagos foram maiores que o valor de referência, que é de 10 m2.m-2.
Thesagro: Recurso Hídrico
Contaminação
Year: 2019-05-06
ISBN: 978-85-17-00097-3
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5057.pdf511,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace