Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1109059
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FREIRE, J. N. T.
ALENCAR, S. de S.
PASSOS, T. O.
MATIAS, J. R.
SILVA, F. F. S. da
DANTAS, B. F.
Additional Information: Jasmine Novaes Tavares Freire; Sara de Souza Alencar; Taise Oliveira Passos; Janete Rodrigues Matias; Fabrício Francisco Santos da Silva; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
Title: Descongelamento e qualidade fisiológica de sementes de Anadenanthera colubrina congeladas em temperatura ultrabaixa.
Publisher: Informativo Abrates, v. 28, n. 1, p. 85-88, 2018.
Language: pt_BR
Notes: Edição Especial. 6 Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, Juazeiro-BA/Petrolina-PE, jul./ago. 2018.
Keywords: Crioconservação
Angico
Bioma Caatinga
Description: Considerando-se a importância da espécie Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan para a manutenção da biodiversidade do bioma Caatinga, faz-se necessário a conservação desses recursos genéticos através da técnica de crioconservação. Objetivou-se ajustar a técnica de descongelamento de sementes de A. colubrina, conservadas em nitrogênio líquido. Foram utilizadas quatro condições de descongelamento rápido e lento, após 72h em nitrogênio líquido (-196ºC) e comparadas com sementes recém-colhidas não congeladas. As sementes foram submetidas ao teste de germinação em quatro repetições de 50 sementes, distribuídas em rolo de três folhas de papel germitest, que foram umedecidos com água destilada com volume equivalente ao seu peso multiplicado por 2,5. Os rolos de germinação obtidos foram embalados em sacos plásticos e colocados para germinar a 25 °C durante 10 dias. Os métodos de descongelamento resultaram em porcentagens de germinação acima de 90% e o descongelamento lento (8 horas em freezer -20oC, 48h em geladeira 10 oC e 1h em temperatura ambiente) das sementes induziu 97% de germinação e 91,5% de plântulas normais, maior que das sementes recém-colhidas (93,5% e 90%, respectivamente). Conclui-se que o descongelamento lento é o melhor método para manutenção da qualidade fisiológica de sementes criopreservadas de A. colubrina.
Thesagro: Recurso Florestal
Descongelamento
Semente
Caatinga
Biodiversidade
Recurso Genético
NAL Thesaurus: Anadenanthera colubrina
Data Created: 2019-05-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Barbara.pdf222,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace