Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1109677
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DALMORA, E.
CURADO, F. F.
SANTOS, A. da S. dos
TAVARES, E. D.
Additional Information: ELIANE DALMORA; FERNANDO FLEURY CURADO, CPATC; AMAURY DA SILVA DOS SANTOS, CPATC; EDSON DIOGO TAVARES, CPATC.
Title: Diagnóstico participativo dos guardiões de sementes crioulas de Sergipe: intercâmbios, multiplicação e trocas de sementes e saberes.
Publisher: Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, 2018.
Language: pt_BR
Notes: ANAIS CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 6.; CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 10.; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO, 5., 2017, Brasília, DF. Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares na América Latina: memórias, saberes e caminhos para o bem viver: anais. Brasília, DF: Associação Brasileira de Agroecologia, 2017. Apresentado também no CONGRESSO LATINO-AMERICANO, 6.; CONGRESSO BRASILEIRO, 10.; SEMINÁRIO DO DF E ENTORNO, 5., 2017, Brasília, DF. Agroecologia. Brasília, DF, 2017.
Description: A agrobiodiversidade confere aos territórios autonomia e seguridade alimentar. O trabalho objetivou identificar agricultores familiares, guardiões de sementes, caracterizando a agrobiodiversidade, nos territórios do Alto Sertão e Baixo São Francisco de Sergipe. Um ensaio participativo de variedades de milho e feijões foi instalado, identificando o desempenho das sementes crioulas. Junto aos guardiões foram realizados cinco intercâmbios, duas feiras de sementes, implementadas duas casas de sementes e dois campos de multiplicação. Nos bancos familiares os guardiões conservam 8 variedades de feijão de arranque, 16 variedades de milho, 15 variedades de fava, 8 variedades de feijão de corda e andu, além, de uma série de plantas não convencionais e de frutas da caatinga e da mata atlântica. Estas ações de extensão contribuíram para o fortalecimento da identidade camponesa e a ampliação das variedades crioulas, ameaçadas pela simplificação dos agroecossistemas.
Thesagro: Milho
Feijão
Diagnostico
Semente
NAL Thesaurus: Beans
Corn
Seeds
Data Created: 2019-06-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Curado2.pdf391,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace