Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1109774
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NOTAROBERTO, M. C. G.
FALCAO, F. C. de O.
SOUZA, N. A.
FERREIRA, D. L. de F.
CURADO, F. F.
BELTRAO, S. L. L.
Additional Information: MARIA CLARA GUARALDO NOTAROBERTO, SIRE; FERNANDA CRUZ DE O. FALCAO; NATALIA ALMEIDA SOUZA; DANIEL LAMIR DE F. FERREIRA; FERNANDO FLEURY CURADO, CPATC; SELMA LUCIA LIRA BELTRAO, SIN.
Title: Sistematização de experiências agroecológicas e comunicação comunitária: um novo olhar a partir do protagonismo das comunidades rurais.
Publisher: Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, 2018.
Language: pt_BR
Notes: ANAIS CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 6.; CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 10.; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO, 5., 2017, Brasília, DF. Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares na América Latina: memórias, saberes e caminhos para o bem viver: anais. Brasília, DF: Associação Brasileira de Agroecologia, 2017. Apresentado também no CONGRESSO LATINO-AMERICANO, 6.; CONGRESSO BRASILEIRO, 10.; SEMINÁRIO DO DF E ENTORNO, 5., 2017, Brasília, DF. Agroecologia. Brasília, DF, 2017.
Keywords: Sistematização de experiências
Conhecimento tradicional
Description: Esse trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de formação continuada em comunicação comunitária e agroecologia vivenciada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), em parceria com extensa rede de organizações não governamentais atuantes nos territórios da cidadania do Alto Sertão Sergipano (SE) e do Agreste Alagoano (AL)2. Esse processo ocorreu nos anos de 2015 e 2016, com a realização de quatro oficinas de comunicação de caráter comunitário e participativo, reunindo mais de cem pessoas, entre agricultores agroecológicos, técnicos da extensão rural, comunicadores e educadores populares, radialistas, jornalistas e pesquisadores em agroecologia. O objetivo foi refletir sobre o papel da comunicação e sua relação com processos agroecológicos. Buscou-se fortalecer a comunicação nesses territórios, encorajando os participantes a se tornarem protagonistas da comunicação local, como estratégia para seu empoderamento e valorização dos saberes dos agricultores.
Thesagro: Comunicação
Data Created: 2019-06-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Curado6.pdf629,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace