Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1110070
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, D. D. da
dc.contributor.authorCOTA, L. V.
dc.contributor.authorMEIRELLES, W. F.
dc.contributor.authorSOUZA, I. R. P. de
dc.contributor.authorAGUIAR, F. M.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, I. R. de
dc.contributor.authorCOSTA, R. V. da
dc.contributor.authorMENDES, S. M.
dc.date.accessioned2025-02-13T18:47:07Z-
dc.date.available2025-02-13T18:47:07Z-
dc.date.created2019-06-25
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2019.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1110070-
dc.descriptionPara atender demanda relacionada a problemas de quebramento e ?morte súbita? de plantas, possivelmente causados pela incidência de enfezamentos no milho no Oeste do Paraná, uma equipe de pesquisadores foi designada para avaliar lavouras da região com o objetivo de levantar informações e verificar as causas do problema.A referida ?morte súbita? foi verificada como sendo a ocorrência de secamento prematuro de algumas plantas na lavoura de milho ao lado de plantas verdes normais. Dez lavouras da região foram visitadas pela equipe, que realizou avaliação visual de sintomas de doenças e presença de insetos-vetores. Dentre as áreas visitadas constavam ainda a Estação Experimental da Cooperativa Copagril, com a presença do gerente da área experimental, Sr. Darci Sonego, onde um ensaio com 40 híbridos de milho foi avaliado, e também uma área demonstrativa experimental, com 19 híbridos.Nas lavouras visitadas, colmos das plantas tombadas e em pé, foram coletados e enviados ao laboratório de Fitopatologia da Embrapa Milho e Sorgo para isolamento e identificação de patógenos. Nas lavouras com indício de enfezamento, folhas com sintomas de enfezamentos e aquelas aparentemente sadias (folhas verdes) foram coletadas e analisadas molecularmente em laboratório da Embrapa Milho e Sorgo para a presença de molicutes, Spiroplasma kunkelli Whitcomb e fitoplasma, agentes causais dos enfezamentos pálido (Corn Stunt Spiroplasma) e vermelho (Maize Bushy Stunt Phytoplasma) respectivamente. As informações dessa Nota Técnica relatam o panorama das avaliações em campo e os resultados obtidos nas análises laboratoriais para identificação de patógenos em amostras de colmo e de folhas de milho coletados na região visitada. As discussões e conclusões basearam-se nas análises técnicas realizadas por grupo multidisciplinar composto por fitopatologistas, entomologistas, melhoristas e pesquisadores de biologia molecular.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleProblemas fitossanitários ocorridos em lavouras de milho na região de Marechal Cândido Rondon, Oeste do Paraná, na safra 2018/2019 e safrinha 2019.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroDoença de Planta
dc.subject.thesagroEnfezamento
dc.subject.thesagroFungo
dc.description.notesNota técnica.
dc.format.extent223 p.
riaa.ainfo.id1110070
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-13
dc.contributor.institutionDAGMA DIONISIA DA SILVA, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; WALTER FERNANDES MEIRELLES, CNPMS; ISABEL REGINA PRAZERES DE SOUZA, CNPMS; Frederick Mendes Aguiar; IVENIO RUBENS DE OLIVEIRA, CNPMS; RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS; SIMONE MARTINS MENDES, CNPMS.
Aparece en las colecciones:Nota Técnica/Nota científica (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Problemas-fitossanitarios.pdf9.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace