Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1110428
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PAULA, A. L. de
GIAROLA, N. F. B.
FOGAÇA, A. M.
DENCK, G.
FERREIRA, M. G.
PEIXOTO, R. T. dos G.
MAIA, C. M. B. de F.
KAZMIERCZAK, R.
Additional Information: ARIANE LENTICE DE PAULA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; NEYDE FABIOLA BALAREZZO GIAROLA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; ALISSON MARCOS FOGAÇA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; GUSTAVO DENCK, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; MARIANE GIOPPO FERREIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; RICARDO TRIPPIA DOS G PEIXOTO, CNPS; CLAUDIA MARIA BRANCO DE F MAIA, CNPF; REGIANE KAZMIERCZAK, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA.
Title: A adição de biocarvão altera a distribuição de partículas de um Latossolo vermelho-amarelo argiloso?
Publisher: In: REUNIÃO PARANAENSE DE CIÊNCIA DO SOLO, 6., 2019, Ponta Grossa. O desafio da produção agropecuária com baixo impacto ambiental: anais... Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2019. p. 841-844.
Language: pt_BR
Keywords: Biocarvão
Frações do solo
Description: O objetivo deste estudo foi verificar, em Latossolo Vermelho-Amarelo argiloso, se a adição de biocarvão de eucalipto e a pré-oxidação da matéria orgânica do solo alteram a distribuição de partículas do solo. Os tratamentos foram dispostos em delineamento em blocos casualizados, correspondendo a um arranjo fatorial 2 x 2, com seis repetições. Os fatores em estudo foram: i) presença e ausência de biocarvão; e, ii) com e sem pré-tratamento com H2O2 para oxidação da matéria orgânica. Foram utilizadas amostras da camada 0,0-0,10 m de um Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico típico, textura argilosa, localizado em São Jerônimo da Serra, Paraná. A solução de [(NaPO3)n + NaOH] foi o dispersante químico utilizado associado a agitação lenta em mesa agitadora por 16 h. Houve interferência do biocarvão na fração argila, porém quando usou-se H2O2 não se observou mais tal interferência. Conclui-se que o biocarvão pode superestimar os teores da fração argila e que o uso do pré-tratamento com H2O2 foi eficiente para oxidar o biocarvão na fração argila.
Thesagro: Granulometria
Dispersão
NAL Thesaurus: Biochar
Data Created: 2019-07-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aadicaodebiocarvaoalteraadistribuicaodeparticulasdeumlatossolo.pdf118,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace