Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1111144
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MIRANDA, B. P.
ANDRADE, V. H. F.
BOTOSSO, P. C.
LONGHI-SANTOS, T.
MILANI, J. E. de F.
RODERJAN, C. V.
Additional Information: Bruno Palka Miranda, UFPR; Victor Hugo Ferreira Andrade, UNIOESTE; PAULO CESAR BOTOSSO, CNPF; Tomaz Longhi Santos, UFPR; Jaçanan Eloisa de Freitas Milani, UDESC; Carlos Vellozo Roderjan, UFPR.
Title: Potencial de Copaifera langsdorffii Desf. (Fabaceae) como indicadora de mudanças climáticas por meio da análise dos anéis de crescimento, Paraná, Brasil.
Publisher: Revista de Ciências Agroveterinárias, v. 18, n. 3, p. 301-312, 2019.
Language: pt_BR
Keywords: Dendrocronologia
Dendroclimatologia
Pulsos de inundação
Flood pulses
Description: No âmbito do atual tema das mudanças climáticas, ter acesso a ferramentas que permitam a sua análise torna-se essencial para a correta compreensão de tais alterações. A interpretação dos sinais climáticos evidenciados nos anéis de crescimento das árvores é uma das maneiras de entender essas relações. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar como as relações climáticas regionais tem efeito sobre os anéis de crescimento de Copaifera langsdorffii, espécie típica das florestas estacionais semideciduais do Paraná. Foram utilizadas quatro árvores provenientes da supressão da vegetação para formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Jayme Canet Júnior, na porção média do rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira. A partir dos discos transversais de madeira, foram traçados 40 raios com o intuito de identificar e demarcar os limites dos anéis de crescimento. Posteriormente, a largura dos anéis de crescimento foi mensurada, realizando-se o controle de qualidade destas medições e a construção de uma cronologia regional para a espécie. Os dados climáticos utilizados para as correlações foram obtidos junto aos institutos oficiais de meteorologia do Paraná e junto à um banco de dados climatológico global. A cronologia gerada compreende um período de 240 anos, com intercorrelação significativa (r = 0,469; p<0,01). Foram identificadas as relações dos picos de desenvolvimento com os eventos de El Niño, onde apresentaram correlações positivas a partir da década de 1970, especialmente no ano de 1983 (El Niño mais forte atuante na região Sul). Dessa maneira, os resultados preliminares reforçam o potencial de utilização desta espécie para estudos dendroecológicos podendo, inclusive, auxiliar no entendimento das mudanças climáticas, e como se dão os seus efeitos a nível regional e local, quando incorporados a um universo amostral com maior representatividade.
Thesagro: Copaifera Langsdorffii
Copaíba
NAL Thesaurus: El Nino
Dendrochronology
Dendroclimatology
Data Created: 2019-08-06
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019P.BotossoRCAPotencial.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace